Direção da Fetraece é recebida em Audiência Pública pela Governadora Izolda Cela

307

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), representada por parte da Direção Executiva, com o apoio da ASA Ceará, foi recebida nesta segunda-feira, 23, em Audiência Pública pela governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela. O encontro teve como objetivo tratar sobre a pauta da agricultura familiar e políticas de convivência com o semiárido. A equipe da Fetraece foi liderada pelo vice-presidente da entidade, Erinaldo Lima.

 

Para o vice-presidente da Fetraece, Erinaldo Lima, a Fetraece e a ASA-CE vivenciaram um momento histórico, nesta segunda-feira, ao se sentarem e negociarem com a primeira mulher Governadora do Estado do Ceará (Izolda Cela), que se mostrou sensível e comprometida com a agricultura familiar cearense, a convivência com o semiárido e a agenda verde.

 

Em relação as ações de fortalecimento da agricultura familiar, foram negociados a perfuração e instalação de poços artesianos, fogões ecológicos, assistência técnica, aquisição de imóveis rurais via IDACE, além de apoio as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs).

 

Foi apresentado para a Governadora um levantamento feito pela Fetraece sobre os impactos das enchentes em vários municípios do Ceará, principalmente na região do Cariri. O relatório foi realizado após visitas de comitiva da federação, liderada na pelo presidente Raimundo Martins. A respeito deste ponto de pauta, Izolda Cela garantiu que o Governo do Estado do Ceará está disponibilizando recursos para o socorro emergencial as famílias via Prefeituras. A Secretária do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa, por sua vez solicitou que os municípios atingidos pelas enchentes encaminhem laudos relatando as perdas de safra por excesso hídrico para que a SDA acionasse o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre a possibilidade do pagamento do benefício Garantia-Safra 2021/2022 para os agricultores/as que perderam suas lavouras de milho, feijão, arroz, mandioca e algodão.

 

Na área do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, a Governadora se comprometeu a dialogar com o Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA) e dizer que o Governo do Estado do Ceará vai concorrer para ser uma das Unidades da Federação selecionada para implementar o Projeto Fundo Verde do Clima, bem como vai apresentar a Nova Carta Consulta para a implementação da segunda etapa do Projeto Paulo Freire (PPF) como estratégia para combater à pobreza rural e apoiar o fortalecimento da agricultura familiar.

 

Estiveram também na Audiência: o secretário Geral da Fetraece, Diassis Teixeira; o secretário de Finanças da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro; a secretária de Políticas Sociais e Terceira Idade da Fetraece, Navegantes Reis; a secretária de Política Agrária da Fetraece, Rosângela Moura; o secretário de Política Agrícola da Fetraece, Joathan Magalhães; o coordenador da Fetraece na Região do Cariri, Sérgio Pereira; o coordenador da Fetraece na Região da Grande Fortaleza, José Francisco; o deputado estadual do PT, Moisés Braz; o secretário de Relações Institucionais da Casa Civil do Estado do Ceará, Nelson Martins; a secretária da SDA, Ana Teresa; o secretário executivo da SDA, Carlos Bezerra; o secretário executivo de planejamento e gestão interna da SDA, Taumaturgo Júnior; o ex-secretário da SDA, De Assis Diniz; o presidente da Ematerce, Antônio Amorim; o superintendente do IDACE, José Wilson; o coordenador da ASA-CE, Marcos Jacinto; a vice-coordenadora da ASA-CE, Andreia Sousa; o coordenador do Instituto Antônio Conselheiro, Flávio Henrique;  a coordenadora do CETRA, Maria Neila; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Várzea Alegre, Lauzaro Bezerra; e a vereadora do PT de Várzea Alegre, Ciete Bezerra.

 

 

Fonte: Assessoria da Secretária de Política Agrícola da Fetraece
Edição: Assessoria de Comunicação da Fetraece
Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here