Entre os dias 26 e 28 de julho de 2024, Fortaleza recebe a 13ª edição da Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf), que promete atrair milhares de visitantes interessados nos produtos e na cultura nordestina. Organizada pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e com patrocínio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), a Feceaf já está consolidada como um importante marco no calendário agrícola estadual, sendo considerada a maior feira da agricultura familiar de todo o Ceará. O evento vai acontecer no Parque de Exposições Governador César Cals, situado na Avenida Sargento Hermínio, Nº 2677, bairro São Gerardo, Fortaleza/CE. A entrada é gratuita.
A Feceaf contará com mais de 250 expositores e expositoras, que apresentarão uma variedade impressionante de produtos de origem agrícola, pecuária, artesanatos e comidas típicas. Os visitantes e as visitantes poderão conhecer mais da agricultura familiar e visitar o campo sem sair da cidade.
A feira também vai contar com exposição de animais (ovinos e caprinos), casa de farinha, engenho, apresentações culturais com shows de Claudio Ney e Juliana, Os Januários e Binha Cardoso. Além de atividades formativas para os agricultores e agricultoras familiares.
A expectativa da Fetraece é que a 13ª Edição da Feceaf possa superar os anos anteriores em público, sendo esperada uma visitação superior a 21 mil pessoas durante os três dias, possibilitando uma movimentação de R$ 4 milhões de reais.
Força da Agricultura Familiar
A importância da agricultura familiar para o povo brasileiro é inquestionável, pois de acordo com informações do IBGE (Censo Agropecuário 2017), 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes têm na agricultura familiar a base de sua economia. Esses pequenos produtores desempenham um papel vital na sustentabilidade e na segurança alimentar do país, fornecendo 70% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros. Já no Ceará, o Censo aponta que a agricultura familiar conta com 686.473 agricultores/as familiares, detém 297.862 estabelecimentos rurais, ocupa 3.342.608 de hectares e movimentam 2,2 bilhões de reais/ano.
Programação