Diretoria – Secretarias de Políticas Sociais e Terceira Idade

MARIA DOS NAVEGANTES DOS REIS SILVA

Maria dos Navegantes dos Reis Silva, agricultora familiar, nascida em 27/09/1987, em Camocim, município localizado na Região Norte do Estado, é formada em pedagogia e começou a militância em movimentos sociais participando da associação comunitária da localidade de Cupim. No ano de 2007 filiar-se no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Camocim.

Em 2010, passou a fazer parte da direção executiva da referida entidade, assumindo o cargo de coordenadora de Jovens. Posteriormente, em 2013, assumiu mais um grande desafio, a Secretaria de Políticas Sociais do Sindicato de Camocim. Em 2016, participou do Curso de Formação de Educadores/as Populares da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc), no mesmo período, ficou na suplência de coordenação da juventude da Regional de Sobral, assumindo o cargo no ano 2017.

No 8º Congresso do MSTTR cearense, Navegantes dos Reis foi eleita como Secretária de Políticas Sociais e Terceira Idade. Já no 9º CETTR, em 2021, foi reeleita para o mesmo cargo (quadriênio 2022/2025). Ciente dos desafios que a classe trabalhadora tem em manter direitos em um período onde o Governo Federal tentar a todo custo tirá-los, Navegantes assegura lutar incansavelmente pelo bem estar de cada agricultor e agricultora familiar.


  • Informações sobre Cadastro Nacional do Segurado Especial

ATENÇÃO – Informações importantes sobre o Cadastro Nacional do Segurado Especial
A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares no Estado do Ceará (Fetraece) por meio da Secretaria de Política Social disponibiliza para os sindicatos cearenses informações importantes sobre como solucionar problemas no acesso ao Cadastro Nacional do Segurado Especial. Abaixo ofício da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) com explicações e em seguida lista dos sindicatos aptos a realizarem o CSE.