Diretoria – Secretaria de Jovens Trabalhadores Rurais

MILENA MAGALHÃES CAMELO

Milena Magalhães Camelo, agricultora familiar, nascida em 18/12/1996, na cidade de Nova Russas, município localizado no Sertões Inhamuns/Crateús, é filha do casal de agricultores: Antônio Santana Camelo e Maria Bezerra Magalhães Camelo. No ano de 2014 passou a fazer parte do Coletivo de Jovens Rurais do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF) de Nova Russas, além de fazer parte da Articulação Municipal e Diocesana da Pastoral da Juventude Rural (PJR).

Em 2015 filiou-se ao Sindicato e nesse mesmo ano passou a fazer parte da Direção Executiva da referida entidade, assumindo o cargo de Secretária Geral. Ainda em 2015, participou do 3° Festival Nacional da Juventude Rural, onde esteve representando o artesanato do Estado do Ceará. No ano de 2016, participou da VI Turma Nacional da Escola de Formação da Contag (ENFOC) – Turma Coração Valente. Neste período, pode acompanhar em Brasília-DF a votação no Senado Federal do golpe contra a Presidenta Dilma Rousseff.

Nos dois anos de mandato no Sindicato de Nova Russas, Milena esteve sempre à frente da coordenação e animação dos movimentos de massa daquele município, bem como nos momentos de Formação Sindical com a base, a exemplo: os Grupos de Estudos Sindicais, a Escola Sindical e os momentos com as mulheres.

É acreditando no potencial da agricultura familiar e no protagonismo da juventude rural, que assume o compromisso de coordenar a juventude rural no MSTTR do Ceará, lutando pelo Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido com Sucessão Rural, acesso à terra, água e sementes, além da emancipação dos sujeitos do campo e a promoção da igualdade de gêneros.

Em 2017, foi eleita Secretária de Jovens da Fetraece para o quadriênio 2018-2021. Já no ano de 2021, foi reeleita para o mesmo cargo.