Diretoria – Secretaria de Política Agrária e Meio Ambiente

ROSÂNGELA FERREIRA MOURA

Rosângela Ferreira Moura nasceu no dia 30 de agosto de 1978, no município de Potiretama, e por migração de seus pais morou em outros lugares até seus 06 anos de idade. A partir daí viveu sua vida toda na comunidade de Caatingueirinha, município de Potiretama, na região Vale do Jaguaribe. Filha da agricultora Antonia Moura Ferreira (Tonita) e do agricultor Sebastião Ferreira Filho, ainda jovem iniciou sua militância na comunidade, onde viveu maior parte de sua vida, sempre trabalhou no campo. Amava estudar e teve que romper muitos obstáculos para ter o conhecimento dos livros. O despertar para o social veio a partir das atividades comunitárias da igreja e da escola.

Associou-se ao Sindicato de Potiretama em 1998, participando ativamente como sócia. Em 2000 entrou para direção do referido Sindicato, na função de Secretária Geral, atuando por duas gestões nessa função (2000 a 2007). Em 2006 com 120 famílias de agricultores/as familiares ocuparam a fazenda Várzea Grande a qual coordenou o acampamento Oziel Alves que hoje é assentamento da Reforma Agrária.

Em 2008 candidatou-se a presidenta, se elegendo com 96% (Noventa e seis por cento) dos votos e foi a primeira mulher a ser presidenta de um Sindicato no município de Potiretama e na Regional Vale do Jaguaribe. Também foi a presidente mais jovem a assumir um STTR na região do Vale.

Em novembro de 2009 foi eleita pelo 6º Congresso da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura no Estado do Ceará (FETRAECE), para compor a Diretoria Executiva e assumir a Secretaria Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais. No 7º Congresso foi reeleita para o cargo. Em novembro de 2017, durante o 8º Congresso, foi eleita Secretária de Política Agrária e Meio Ambiente. Já em 2021, foi reeleita para o cargo.