CONTAG prestigia a cerimônia de apresentação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e de outros ministros do Governo Lula!

43

Com o auditório lotado da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na capital federal, foi realizada nesta terça-feira (03 de janeiro de 2023), a cerimônia de apresentação do ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

“Hoje, nós reiniciamos esse desafio de erradicar a fome e dar condições mais dignas de vida ao povo que vive no campo”, disse o ministro.

Sobre a relação com os movimentos sociais e organizações sindicais, Paulo Teixeira destacou: “Iremos trabalhar de portas abertas, num diálogo permanente, colhendo sugestões, apontamentos e críticas, para que tudo possa acontecer no trabalho que a gente espera. Agradeço aos movimentos sociais e organizações sindicais aqui presentes, em especial, as do Campo Unitário. Ressalto o nosso compromisso com os povos do campo, da floresta e das águas”.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, pontuou: “Estaremos juntos na produção de alimentos, na preservação do meio ambiente, na agroecologia, no associativismo e cooperativismo. Há um novo ar de esperança no Brasil”.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) esteve presente junto a várias organizações nacionais e internacionais, populações do campo, ex-ministros do antigo MDA e ministros do atual governo Lula, parlamentares, pesquisadores(as), prefeitos(as) e professores(as) universitários(as). Entre, eles(as), a deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, o senador Beto Faro, os deputados federais Carlos Veras, Heitor Schulz e Bohn Gass, e ainda representantes de movimentos sociais que compõem o Campo Unitário – Frei Sérgio Antônio Görgen (MPA), Alexandre da Conceição (MST) e Sônia Braga (CONAQ).

“A apresentação do ministro Paulo Teixeira ao povo brasileiro, carrega em si o sentimento de que nunca devemos perder a esperança, pois depois de acompanharmos nos últimos anos a extinção do antigo MDA e o desmonte de programas e políticas públicas no campo, hoje, vemos renascer um importante fruto da articulação da CONTAG e de vários movimentos sociais e organizações sindicais que é o início do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Um Ministério mais robusto, agregando nele a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).”, compartilha o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

“A CONTAG estará em permanente diálogo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar apresentando pautas e cobrando a implementação das demandas dos povos do campo, da floresta e das águas, sempre dialogando e articulando políticas fundamentais para a categoria, como tem feito ao longo dos seus 59 anos”, frisa a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.

Além do presidente e da secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, a Confederação também esteve presente na cerimônia através do vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Ercílio Broch, do secretário de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos, do secretário de Formação e Organização Sindical, Carlos Augusto Silva (Guto) e Assessoria.

A CONTAG também participou das cerimônias de apresentação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho,8 do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, do ministro das Cidades, Jader Filho e do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Na cerimônia do Ministério do Trabalho e Emprego, a Diretoria da CONTAG aproveitou para conversar com as duas Centrais Sindicais que tem como referência (CUT e CTB).

 

Comunicação CONTAG - Barack Fernades

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here