Casos graves de câncer de mama podem ser evitados com autocuidado e hábitos saudáveis

184

A campanha do Outubro Rosa está por todas as partes neste mês. Ela existe para alertar a sociedade sobre as formas de prevenir o câncer de mama, que pode ser muito agressivo e até fatal, especialmente para as mulheres.

O câncer de mama acontece a partir da multiplicação de células anormais, que formam um tumor. Isso pode acontecer por diversos motivos, entre eles fatores genéticos ou hábitos não saudáveis de vida. Infelizmente é o tipo de câncer mais comum entre mulheres em todo o mundo, e o Brasil não está fora dessa estatística, contando com cerca de 28% dos casos globais.

AUTOCUIDADO

São algumas formas de se cuidar, e elas começam no cotidiano, com hábitos saudáveis de alimentação e prática de atividade física. Isso ajuda a evitar o sobrepeso, por exemplo, um dos fatores de risco para desenvolvimento do câncer.

Fazer o autoexame também é muito importante, que consiste em tocar as mamas e observar se há alterações nelas. Se encontradas, devem ser consultadas com um médico ou médica o mais rápido possível. Há também outros exames de prevenção, como a mamografia, que precisa ser feita a cada dois anos pelas mulheres após os 50 anos, segundo recomendações do Ministério da Saúde.

PROCURE O SUS

O Sistema Único de Saúde do Brasil está preparado para acolher e tratar mulheres que encontrem algo fora do comum em suas rotinas de autocuidado. E dispõe de diferentes tipos de tratamento para esses casos. Quem precisar de atendimento, pode procurar o Posto de Saúde mais próximo de casa, ou Discar 136, para falar sobre o problema e procurar orientações com a Ouvidoria Geral do SUS.

 

Fonte: Comunicação CONTAG - Gabriella Avila

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here