Oficina Regional de Redes de Educadores (as) Populares da ENFOC na Região Nordeste

102


Construção coletiva, transformação de sujeitos, respeito a diversidade, valorização das culturas,  partilha , permanente colaboração… Nesse ritmo e sentimento, segue em Maceió a IV Oficina Regional de Redes de Educadores (as)  Populares da ENFOC na Região Nordeste.


Uma certeza de que a educação popular norteada por mestres como Paulo Freire continua provocando sujeitos para saírem dos lugares de acomodação, para serem transformadores (as) do lugar onde vivem e atuam. Uma provocação que tem incomodado dirigentes sindicais e funcionários (as) do MSTTR das Federações do Nordeste e em todo o Brasil. Um oportunidade de autoavalição   como educadores (as) populares na perspectiva da transformação do saber e prática sindical.


 


“Por onde temos passado nesse Brasil continente, o sentimento de quem participa da Oficina Regional de Redes de Educadores (as)  Populares da ENFOC é muito semelhante, pois temos percebido que os educadores (as) que aqui passam sabem que a missão deles (as) vai muito além dos dias que contribuem com a Oficina. Eles e elas têm um compromisso de confrontar práticas antigas e transformá-las para o bem comum da entidade sindical, para o bem comum do mundo”, destacou o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci souto, que vem participando de todas as Oficinas pelo Brasil.      


 


Outro momento que marca a Oficina Regional de Redes de Educadores (as)  Populares da ENFOC é quando eles (as) param para refletir sobre os avanços e desafios ainda à ultrapassar. É a partir dessa análise que os educadores (as) traçam novas estratégias de fortalecimento da Formação Sindical.


 


Não podemos deixar de destacar, que a Oficina, é mais um caminho percorrido por quem passa pelo processo de Formação Sindical proposto pela CONTAG, que parte do principio da formação de formadores/as,  com foco na  Multiplicação Criativa nos espaços de militância, atuação dos(as) participantes.


 


Grupos de  Estudos   Sindicais  Rurais  (GES)


 


Entre esses espaços da ENFOC, estão os Grupos  de  Estudos   Sindicais  Rurais  (GES), que são parte da estratégia de multiplicação criativa, constituídos e animados pelas pessoas que vivenciam o processo formativo na ENFOC.