Funceme aponta que Ceará tem 90% de chance de ter chuvas na média histórica ou superior

620

A previsão para os três primeiros meses da quadra chuvosa no Ceará (fevereiro, março e abril) apresentada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), é positiva. Em coletiva realizada nesta sexta-feira, 20, em Fortaleza, o presidente da entidade, Eduardo Sávio Martins, apontou que a expectativa de chuvas para o Ceará nos próximos três meses é de 90% na média histórica ou superior, sendo que a maior chance é de ultrapassar a média.

 

De acordo com a Funceme, o Estado tem 50% de probabilidade de contar com chuvas acima da média, 40% entorno da média e apenas 10% inferior à média histórica.

 

Ao divulgar o prognóstico, Eduardo Sávio, destacou que no mês de fevereiro pode acontecer períodos de veranicos, quando passa alguns dias sem chuvas, podendo prejudicar plantios em algumas regiões do Estado. Mas nos meses seguintes, as chuvas devem ocorrer de forma mais uniformes.

 

2022

 

No ano passado a previsão de chuvas acima da média anunciada pela Funceme se concretizou. Apenas os meses de fevereiro e setembro tiveram precipitações abaixo da média.

 

Profetas da Chuva

 

Os profetas e profetisas da chuva também estão otimistas com a quadra chuvosa de 2023. Durante o 27º Encontro dos Profetas da Chuva, realizado no dia 14 de janeiro deste ano, em Quixadá, a grande maioria dos presentes apontaram que ao analisarem o comportamento da natureza, a expectativa é de boas chuvas, principalmente durante o mês de março.

 

Fonte: Funceme e Profetas da Chuva

Matéria: Comunicação da Fetraece - Janes P. Souza

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here