Funceme aponta que Ceará tem 80% de previsão de chuvas na média histórica ou superior nos próximos três meses

774

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou na quinta-feira, 20, em Fortaleza, o prognóstico climático para os meses de fevereiro, março e abril. A análise meteorológica indica 40% de probabilidade de chuvas acima da média, 40% em torno dela e ainda 20% de chances de precipitações abaixo da normal.

 

“Temos um prognóstico que aponta 80% de chuvas no Ceará na média histórica ou superior, para os próximos três meses, isso nos deixou muito esperançosos de que vamos contar com uma boa quadra chuvosa, o que vai possibilitar uma boa safra e um bom aporte hídrico no nosso estado”, analisa o secretário de Política Agrícola da Fetraece, Joathan Magalhães.

 

Em relação ao mesmo período do ano passado, a previsão da Funceme é mais otimista, já que, em 2021, a maior probabilidade era de precipitações abaixo da média, o que acabou se confirmando ao final do período de três meses.

 

“As probabilidades são as chances desses acumulados caírem nessas categorias dão esse indicativo as incertezas envolvidas na previsão climática, principalmente neste ano relacionadas ao oceano atlântico. Oceano pacífico se mantém com uma condição de La Niña, pelo menos para os primeiros meses da estação chuvosa, há uma sinalização de enfraquecimento, já o oceano Atlântico, por sua vez, ela tem mudado bastante passou de uma condição muito favorável agora para uma condição mais neutra, por isso, as incertezas maiores envolvidas e, por isso, esse indicativo de mesma probabilidade para em torno ou acima da normal climatológica”, comenta a gerente de Meteorologia, Meiry Sakamoto.

 

 

Comunicação da Fetraece – Jornalista Janes P. Souza

Com suporte de informações da Funceme
Imagem: FreePik

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here