Fetraece realiza 3º Módulo do Curso Estadual de Formação para Mulheres

5



A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) iniciou na segunda-feira (18), na sede da entidade em Fortaleza, o 3º e último módulo do Curso Estadual de Formação Política para Mulheres. O evento tem por objetivo geral viabilizar a formação para as mulheres agricultoras familiares, com o intuito de emponderá-las nos espaços de militância política, sindical e comunitária, como também, aprimorar sua capacidade multiplicadora e criativa para a ação formativa.  O encontro reúne 80 mulheres agricultoras familiares de todas as regiões do Estado do Ceará e segue até sexta-feira (22).


 


A abertura do módulo foi realizada com uma mística de acolhimento, seguida por falas de boas-vindas das/dos diretoras/es da Fetraece. No primeiro momento, Lucilene Batista, secretária de Formação, Organização Sindical e Comunicação da Federação, saudou as participantes e enfatizou: “ao final desta semana, vocês passam de educandas para educadoras”. O presidente da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro Lima, realizou a saudação destacando que a “formação é um dos pilares para se ter um movimento sindical forte”. Em seguida, realizaram falas de acolhida a secretária Geral, Erivanda França, a secretária de Mulheres, Rosângela Moura, a secretária de Assalariados/as Rurais, Sueli Paz Pinheiro, e a coordenadora da Contag na Regional Nordeste, Joana Almeida.


 


O curso foi pensado pelas secretarias de Mulheres e Formação da Fetraece, além de contar com a valorosa contribuição da rede de educadoras/es da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc).


 


No módulo final será trabalhado o eixo temático Relações de Gênero e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, além do eixo pedagógico-metodológico Memória, Identidade e Pedagogia para uma nova sociabilidade.


 


Assessoria de Comunicação da Fetraece