Fetraece e Contag realizam Caravana das Margaridas  

438

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), através das respectivas Secretarias de Mulheres, realizou entre a sexta-feira, 15, e sábado, 16, em Fortaleza, o encontro intitulado de Caravana das Margaridas (Diálogos pedagógicos sobre segurança alimentar e agroecologia na perspectiva das mulheres), que conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar). Ao todo, aproximadamente 60 mulheres, de todas as regiões do Ceará, participaram.

 

Durante a Caravana, foi debatido a Marcha das Margaridas em 2023, a participação das mulheres nos sindicatos, nos movimentos sociais em geral e na política. “Entre os diálogos realizados, analisamos a conjuntura nacional e os impactos na vida das agricultoras familiares”, relata Cícera Vieira, secretária de Mulheres da Fetraece.  “Tivemos um encontro muito participativo, com debates construtivos e que também vão ajudar na prepararam da nossa Marcha, em 2023”, complementou Mazé Morais, secretária de Mulheres da Contag.

 

Além das já mencionadas, a mesa de abertura do evento contou ainda com a participação de Erinaldo Lima (Presidente em Exercício da Fetraece); Milena Camelo (Sec. de Jovens da Fetraece); Navegantes Reis (Sec. de Políticas Sociais e Terceira Idade da Fetraece); Elisangela Fernandes (Sec. de Formação e Organização Sindical da Fetraece); Raimundo Martins (Presidente Licenciado da Fetraece e Membro do Diretório Nacional do PT); José Francisco de Almeida (Presidente do Cealtru); Maria de Fátima Uchoa (Sec. de Mulheres da CUT-CE) e Roberta Sá (Representante do Senar).

 

No período da tarde do primeiro dia, ocorreu a mesa de diálogo intitulada de “Mulheres e poder – construindo outras possibilidades de política. A mediadora foi a secretária de Mulheres da Fetraece, Cícera Vieira, e contou com a colaboração de Erivanda França (Sec. de Agricultura de Ibiapina-CE); Conceição Gomes (Sec. de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Apuiarés) e Betânia Andrade (Vereadora do PT em Santana do Acaraú). Em seguida, trabalho de grupos.

 

No sábado, 16, a secretária de Jovens da Fetraece, Milena Camelo, apresentou como estava ocorrendo a construção do Festival da Juventude Rural que também vai ocorrer em 2023. Posteriormente, ocorreu trabalhos de grupo e o compartilhamento de vivências.

 

Clique aqui para acessar galeria de fotos do evento

 

Assessoria de Comunicação da Fetraece

Fotos: Janes P. Souza

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here