Diretrizes para a Década da Agricultura Familiar são propostas em encontro do Fórum Rural Mundial na Espanha

100


A Década da Agricultura Familiar 2019-2028 foi aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2017. Para fazer a condução política desse processo é necessário aprovar diretrizes e, nesse sentido, o Fórum Rural Mundial (FRM) convocou várias redes mundiais que representam a agricultura familiar, entre elas a Coordenação dos Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM) – entidade a qual a CONTAG é filiada, e organizações da África, da Ásia, do Pacífico e da Europa, para um encontro em Bilbao, na Espanha, para fazer esse importante debate.


 


Segundo o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, que participa do encontro, foi constituído um comitê mundial de representantes de organizações filiadas ao FRM ou que têm compromisso com a agricultura familiar para propor um conjunto de diretrizes que ainda passarão pela aprovação de todas as organizações até outubro desse ano. A partir daí, as diretrizes serão encaminhadas ao Órgão das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que foram designados pela ONU para contribuir na coordenação da campanha da Década da Agricultura Familiar. “Precisamos aproveitar essa grande oportunidade para avançarmos em políticas públicas e no fortalecimento da agricultura familiar em todos os países do mundo para combater a pobreza, a miséria e a fome”, destaca Broch.


 


O dirigente está representando a CONTAG, a COPROFAM e as organizações de agricultores e agricultoras familiares da América do Sul e a atividade foi iniciada na segunda-feira (19) e vai até sexta-feira (23). Além do debate sobre as diretrizes, o encontro do Fórum Rural Mundial também pretende discutir outros temas, inclusive sobre a Assembleia Mundial da Agricultura Familiar, que será convocada em março do próximo ano.


 


Na noite desta quarta-feira (21), Alberto Broch também conseguiu articular um momento com os(as) representantes das cinco grandes redes de organizações da agricultura familiar presentes para organizar um futuro intercâmbio mundial. “Foi uma reunião muito simbólica e esperamos ter êxito nesta articulação mundial. A agricultura familiar só tem a ganhar!”, ressalta o dirigente da CONTAG.


 


FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi