Cooperativa atenderá mercado de Barbalha

82



 


Criada em 2008, a Cooperativa Agroindustrial dos Pequenos Produtores do Sítio Malhada do Crato contava inicialmente com 65 associados e hoje são efetivos 48 produtores rurais, que participam da feira em vários bairros do Crato e municípios vizinhos da Região do Cariri.


 


No sítio, funcionam a cooperativa e uma unidade de mini usina de pausterização de leite, onde são processados muitos produtos que são comercializados nas feiras como doce de leite, iogurte, ricota, manteiga, queijo coalho, biscoito de nata, soro de leite e vários outros.


 


Segundo Elcileide Mendonça, técnica de Desenvolvimento Social da Ematerce, no Crato, a cooperativa vai trabalhar com 300 litros de leite de cabra, sendo parte do leite embalado com validade de 90 dias para um público especial de Hospitais do município de Barbalha como pessoas idosas, convalescente e crianças alérgicas.


 


“Alguns dos produtos que serão oferecidos aos hospitais e a um público mais carente são queijos do tipo Chevrotim, Machevre l’huile, Caprino Romano, Frescal, além de bebida láctea e ricota. A raça das cabras leiteiras são da raça Saanen e estamos fechando a planilha de levantamento de dados de produção para saber o potencial de toda a produção”, explica Elcileide. Todo o projeto é acompanhado pela Gerência da Ematerce no Crato, através do gerente Lóssio Gondim.


 


A proposta, de acordo com a técnica da Ematerce, é lançar os produtos para degustação na festa de Barbalha. Os queijos são artesanais com rótulo Caipema Caprino.


 


Sustentável


 


A unidade produtiva da cooperativa é abastecida com energia solar, através do uso de 16 placas fotovoltaicas. Atualmente, trabalha-se com uma bacia leiteira de até 50 km de distância, inicialmente. “Eu que vim dos Inhamuns Salgado, criada com leite de cabra, comi na minha infância coalhada e queijo de leite de cabra estou muito empenhada e feliz com o projeto”, diz Elcileide.


 


 


 


 


Assessoria de Comunicação da Ematerce


Jornalista Aécio Santiago