STRAAF de Paramoti auxilia jovens na retirada do título de eleitor

624

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF) de Paramoti iniciou uma ação para ajudar jovens do município na retirada do 1º Título de Eleitor. Por ser possível a retirada de forma online, a direção do STRAAF tem auxiliado a juventude não só na sede da entidade, mas também nas comunidades. Com o objetivo de dar suporte para mais de 100 pessoas até o final do prazo para retirada do título, em 04 de maio, o sindicato já atendeu 87.

 

“Quando estávamos realizando as ações do Março Lilás, muitos jovens nos relataram não possuir título de eleitor, pois tinham dificuldades de procurar a Justiça Eleitoral e também não tinham segurança de fazer de forma online sozinhos e sozinhas. Então vimos a necessidade de auxiliar, pois é muito importante a juventude fazer ser ouvida no processo eleitoral. Como o Sindicato é uma entidade que está próxima das pessoas no dia a dia, não só na sede da cidade, mas indo as comunidades e nos assentamentos, a direção resolveu ajudar.”, relata a presidenta do STRAAF de Paramoti, Betinha Franco.

 

“Muito importante a atitude do Sindicato de Paramoti em auxiliar a juventude na retirada do título de eleitor. É um exemplo que outros sindicatos podem adotar. A participação nossa, jovens, nas eleições de 2022, é imprescindível. Juventude, não vacile, tire o título e tome as rédeas do seu destino. A hora é agora!”, destaca a secretária de Jovens da Fetraece, Milena Camelo.

Confira tutorial:

 

Para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, basta acessar o sistema TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

 

O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência.

 

Os homens com idade entre 18 e 45 anos também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar. Mas atenção: as imagens devem estar totalmente legíveis, pois, se não estiverem, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.

 

Acompanhamento da solicitação

 

Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.

 

e-Título

 

Processadas as informações, se não houver qualquer pendência, basta fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no telefone celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS) e, a partir daí, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel.

 

Penalidades para quem não tira o título

 

As cidadãs e os cidadãos acima dos 18 anos que não tiram o título eleitoral estão sujeitos a uma série de restrições e impedimentos legais.

 

Isso porque manter o título regularizado é pré-requisito para outras ações como obter passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal; participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias; e se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública.

 

Confira passo a passo em vídeo:

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetraece,
STRAAF de Paramoti e TSE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here