Realizado com sucesso o 1º Festival Virtual Sonhos e Lutas 

238

 

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), através da Secretaria de Jovens Rurais, realizou entre os dias 14 e 15 de outubro, o 1º Festival Estadual Virtual Sonhos e Lutas – Conectando a Juventude do Campo. Centenas de pessoas acompanharam debates e apresentações culturais.

 

Seminário

Na manhã dos dois dias, ocorreu através da plataforma zoom, um webinário (seminário virtual) e contou com a participação de quase 200 jovens, diariamente. A abertura do evento que foi coordenado pela secretária de Jovens da Federação, Milena Camelo, contou com a participação do presidente da Fetraece, Raimundo Martins, da secretária de Jovens da Contag, Mônica Bufon, da secretária de Mulheres da Fetraece, Cícera Vieira, e do secretário de Finanças da CUT-CE, Emanuel Lima.

 

O seminário virtual que tinha como tema Juventude e Sindicalismo, contou nos dois dias, com animação do cantor, compositor e assessor da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), João Oliveira; com a mística elaborada pela assessora de jovens da Contag, Lyvian Sena, e síntese pela assessora pedagógica da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc), Marleide Rios.

 

No primeiro dia, os e as jovens participantes, acompanharam o relato de militância do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF) de Massapê e primeiro membro da história do Coletivo de Jovens Rurais, Ataíde Oliveira; do também membro do primeiro Coletivo de Jovens Rurais e militante social, Luís Vicente (Luisté); de Rosa Rodrigo (Secretaria Geral do STRAAF de Quixeramobim); da secretária de Jovens do STRAAF de Morrinhos, Riane Silva; e da secretária Geral do STRAAF de Tamboril, Josiane Lima. A apresentação do seminário virtual foi realizada pela coordenadora da Fetraece na Região Vale Jaguaribe, Talita Rabelo, e pelo coordenador da Fetraece na Região Crateús/Inhamuns, Brás Sousa.

 

Já no segundo dia de webinário, a vivência da juventude no sindicalismo foi apresentada por Antônio Neto (Sec. de Jovens da Fetape), Ana Paula Reinaldo (Sec. de Jovens da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte – Fetarn), e pela assessora de Jovens da Contag, Lívia Barreto. O cerimonial foi feito pelo coordenador da Fetraece na Região Norte, Erinaldo Lima, e pelo coordenador da Fetraece na Região da Grande Fortaleza, Vangleyson Oliveira.

 

LIVE

Nos dias mencionados, mas no período da noite, ocorreu a live temática e cultural. Na quinta-feira, ela foi apresentada pela secretária de Jovens da Fetraece, Milena Camelo, e pelo coordenador da Fetraece na Região do Cariri, Joathan Magalhães. Na sexta, a apresentação foi de Milena Camelo e da coordenadora da Fetraece na Região do Centro Sul/Vale do Salgado, Conceição Perulino.

 

Clique no vídeo e confira a transmissão do primeiro dia, que contou com diversas participações, como do presidente da Fetraece Raimundo Martins, do deputado Federal José Guimarães, do deputado Estadual Moisés Braz, do vice-presidente da Contag e presidente da Coordenação das Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam), Alberto Broch, além de uma mesa de diálogo sobre Sucessão Rural e Pertencimento, coordenada por Milena Camelo e com Fausto Augusto (Diretor-Técnico do DIEESE) e Edjane Rodrigues (Sec. de Políticas Sociais da Fetraece). A animação da noite foi por conta de Cecília do Acordeon e teve ainda apresentação do grupo de dança Barbaridade com Sarah Oliveira.

 

Na noite de sexta-feira, muitas outras participações, como do presidente da Contag, Aristides Santos, do presidente da CUT-CE, Wil Pereira, do deputado Federal por

 Pernambuco, Carlos Veras, além da mesa de diálogo sobre Mídias, Empreendedorismo, Sonhos e Lutas para 2022, mediada por Milena Camelo e com Alex Capuano (Assessor da Secretaria de Comunicação da CUT Brasil), Iris Maria (Prefeita de Apuiarés) e Paloma Rocha (Presidenta da Associação ACMC/Morrinhos). A apresentação cultural foi realizada pelo músico Mateus Cavalcante. Clique no vídeo para assistir a segunda noite de transmissão.

Nos dois dias, durante a transmissão, o artista Ricardo Wagner realizava a sintetização dos principais momentos em desenhos.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here