A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) está de volta à direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag). A conquista foi confirmada na tarde desta quarta-feira (19), com a definição da nova chapa que comandará a entidade no quadriênio 2025-2029. O vice-presidente da Fetraece, Erinaldo Lima, foi indicado para assumir a Secretaria de Políticas Sociais, garantindo a retomada da representatividade cearense na Confederação após dois mandatos sem ocupação de cargos na direção nacional.
A presença de um representante do Ceará na direção da Contag é de grande relevância para a agricultura familiar do estado. A Fetraece tem um histórico de lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores rurais, atuando em pautas como acesso à terra, segurança alimentar, fortalecimento da produção rural e melhoria das condições de vida do homem e da mulher do campo. Com a entrada de Erinaldo Lima na diretoria, a expectativa é que as demandas dos agricultores cearenses ganhem ainda mais força dentro das discussões nacionais.
Outro marco histórico do 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (14º CNTTR) é a eleição da primeira mulher para a presidência da Contag. A baiana Vânia Marques, assumirá o comando da Confederação, sucedendo Aristides Santos. A escolha não só marca um avanço significativo na luta pela igualdade de gênero, mas também reforça a importância da região Nordeste no fortalecimento da presença feminina no movimento sindical rural, destacando a força e a liderança das mulheres nordestinas na construção de um campo mais justo e igualitário.
Composição da chapa da Contag para o quadriênio 2025-2029
- Presidente: Vânia Marques (BA)
- Vice-Presidente e Secretário de Relações Internacionais: Marcos Vinícius (MG)
- Secretaria Geral: Mazé Morais (PI)
- Secretaria de Finanças e Administração : Aristides Santos (PE)
- Secretaria de Política Agrícola: Márcio Langers (RS)
- Secretaria de Política Agrária: Edmilson Costa (MA)
- Secretaria de Formação e Organização Sindical: Edjane Rodrigues (AL)
- Secretaria de Políticas Sociais: Erinaldo Lima (CE)
- Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais: Melissa Vieira (MT)
- Secretaria de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais: Dalilia Gonçalves (GO)
- Secretaria de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade: Carlos Augusto (PA)
Conselho Fiscal
- Clébio Marques (ES)
- Aline Maier (SC)
- Lisiane Pedrosa (AC)
- Antônio Oliveira (SE)
Com essa nova composição, a Contag inicia um novo ciclo de lutas em prol da agricultura familiar no Brasil, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do campo e a defesa dos direitos dos trabalhadores rurais.