Exposição na Câmara dos Deputados que homenageia os 60 anos da Contag

183

Na quarta-feira (23), ocorreu a abertura da Exposição “Lutas e Conquistas do Sindicalismo Rural”, que celebra os 60 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, a CONTAG, reconhecida internacionalmente pela luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

A Exposição ocupa o corredor Tereza de Benguela, espaço nobre da Câmara, e retrata a trajetória da CONTAG, marcada por sua importância no fortalecimento da agricultura familiar, nas políticas de educação e saúde para os povos do campo, da floresta e das águas, na preservação do meio ambiente, na valorização do trabalho das mulheres, no combate ao trabalho escravo, e por muitas outras lutas e conquistas.

A organização é formada por 27 Federações de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura e por quatro mil sindicatos, representando aproximadamente 15 milhões de agricultores e agricultoras familiares. Políticas públicas que hoje beneficiam milhões de brasileiros, como o Luz para Todos, o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), o Crédito Fundiário, o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), foram construídas a partir de proposições ou reivindicações da CONTAG.

A entidade também é responsável pelas maiores mobilizações sociais na democracia brasileira: Marcha das Margaridas, que reuniu mais de 100 mil mulheres em Brasília nos últimos dias 15 e 16 de agosto, o Festival da Juventude e o Grito da Terra. A participação da organização na Assembleia Constituinte garantiu importantes conquistas sociais, como a função social da propriedade.

“Essa exposição marca os 60 anos da CONTAG e destaca a sua história de muitas lutas e conquistas para os povos do campo, da floresta e das águas e que também geraram efeitos positivos para toda sociedade brasileira, como na defesa da democracia e nas políticas de educação, saúde e combate à fome, por exemplo”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

“A história da CONTAG é também a história da nossa democracia, da conquista e consolidação dos direitos do povo do campo. Políticas como o PAA e o Pronaf foram construídas dentro dessa organização fundamental para toda a sociedade brasileira”, explica o deputado Carlos Veras, requerente da Exposição.

“Não podemos esquecer que a CONTAG é a representação da força e coragem do homem e da mulher do campo, que reuniram esforços e se organizaram em sindicatos para lutar por direitos”, reforçou Carlos Veras. “São homens e mulheres do campo que forjaram e construíram essa organização”, completou.

Saiba mais:

A organização foi fundada poucos meses antes do golpe militar e sofreu com a intervenção, a tortura, e os assassinatos e desaparecimentos de lideranças durante o período da ditadura.

A Exposição reforça os valores de igualdade, justiça e democracia semeados pela CONTAG na forma de suas frentes e ações, que dão aos agricultores e agricultoras familiares o merecido protagonismo social.

Serviço:
Exposição CONTAG 60: “Lutas e Conquistas do Sindicalismo Rural”
Período: 22 de agosto a 02 de setembro
Local: Hall da Taquigrafia
Horário: 18h

Fonte: Fábia Pessoa – Comunicação do Gabinete do Deputado Carlos Veras

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here