O Desenrola Rural é um programa do Governo Federal criado para ajudar quem está com dívidas, como agricultores(as) familiares, assentados(as) da reforma agrária, quilombolas e outros povos e comunidades tradicionais. A ideia é ajudar essas pessoas que estão enfrentando dificuldades financeiras e ajudar a colocar a vida financeira em dia, sem muitos percalços. O programa, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), oferece uma oportunidade para regularizar as pendências e facilitar o acesso a crédito rural, ajudando a fortalecer ainda mais a agricultura familiar no Brasil.
Com descontos de até 96%, o Desenrola Rural oferece uma chance única de sair da inadimplência e recomeçar com o pé direito.
O que o Desenrola Rural tem a oferecer:
- Ajudar a quitar ou renegociar dívidas que estão em atraso, com condições facilitadas;
- Permitir que os(as) agricultores(as) familiares regularizem a situação e voltem a acessar o crédito necessário para seguir produzindo;
- Facilitar o acesso a linhas de crédito do Pronaf, para impulsionar a produção de quem vive da agricultura familiar;
- Contribuir para o fortalecimento da produção agrícola no Brasil, aumentando a oferta de alimentos;
- Estimular a recuperação das dívidas inscritas na Dívida Ativa da União e dos recursos que foram lançados a prejuízo de Fundos Constitucionais de Financiamento e de instituições financeiras.
“O programa Desenrola Rural é uma excelente oportunidade para os(as) agricultores(as) familiares que, por diversas razões, se encontram inadimplentes, regularizarem as suas dívidas em atraso.
A orientação da Fetraece é para os/as agricultores/as familiares que estão enquadradas no programa Desenrola Rural, que puderem liquidar as suas dívidas, que o façam o quanto antes, aproveitem os descontos que podem chegar até a 96%, a depender do valor da dívida.
Após quitarem as dívidas do PRONAF, em atraso, os/as agricultores/as familiares podem voltar a acessar crédito novo para financiar o desenvolvimento das suas unidades familiares de produção agrária.” Destaca o Secretário de Política Agrícola da Fetraece, Joathan Magalhães.
Quem pode participar?
Esse programa é voltado para todos os(as) agricultores(as) familiares, incluindo pescadores artesanais, povos e comunidades tradicionais, cooperativas da agricultura familiar, produtores com dívidas no Pronaf e com outras instituições financeiras, além daqueles que possuem dívidas de Crédito de Instalação e quem tem dívidas inscritas na Dívida Ativa da União.
Como acessar?
- Dívidas na Dívida Ativa da União: Para renegociar, basta acessar o site do Regularize.
- Dívidas garantidas pelos Fundos Constitucionais: Negocie diretamente com os bancos que estão credenciados para isso.
- Dívidas de Crédito Instalação: É possível renegociar diretamente com o Incra.
- Dívidas com bancos: Procure a instituição financeira onde você tem a dívida e veja como pode regularizar a situação.
Se você tiver alguma dúvida ou se sentir perdido no processo, pode contar com a ajuda de sindicatos, associações e entidades que estão aí para dar aquele apoio e orientação para que tudo dê certo. O Desenrola Rural é uma ótima chance para colocar suas finanças em ordem e retomar a confiança no trabalho, com acesso a novos créditos que vão ajudar a investir no que realmente importa: a sua produção.
Para mais informações, acesse o site oficial do Desenrola Rural.