Caravana da FETRAECE e da SDA visitam experiências da Agricultura Familiar em Forquilha e Sobral

287

Na quarta-feira, 13 de abril de 2021, aconteceu uma visita no Perímetro Irrigado do DNOCS em Forquilha/CE (nos setores I, II e III) promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Município e pela Cooperativa dos Irrigantes, bem como outras duas visitas em unidades produtivas do Projeto Paulo Freire (já concluído) no município de Sobral/CE, no Sítio Barro Alto, Distrito do Jordão e no Sítio Areias, Distrito de Boqueirão, coordenadas pelo CETRA.

 

A Caravana que visitou as três experiências era formada pelos representantes da Fetraece: Raimundo Martins (Presidente), Erinaldo Lima (Vice-presidente), Joathan Magalhães (Secretário de Política Agrícola), Navegantes Reis (Secretária de Políticas Sociais e Terceira Idade), o coordenador na Região Norte, Walison Rodrigues, e Assessoria. A visita foi realizada também pela secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Ana Teresa, e pelo deputado Estadual, Moisés Braz (PT).

 

No município de Forquilha, a Caravana foi recebida na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares com um café da manhã, em seguida houve uma breve reunião, onde a presidenta do Sindicato, Meire Lima, fez a abertura do evento e deu as boas-vindas aos presentes e apresentou a Diretoria e os Delegados de Base da entidade, em seguida, passou a palavra ao vice-presidente da Fetraece, Erinaldo Lima, que falou sobre a história da municipalidade e do sindicato de onde ele é originário.

Saindo da sede do Sindicato, a Caravana visitou o Setor I do Perímetro Irrigado do DNOCS, onde viu roçados de milho e feijão de sequeiro, a horta irrigada do Senhor Jesiel Silva, e seguiu para a uma breve reunião na sede da Cooperativa dos Irrigantes.

 

Na primeira unidade produtiva do Projeto Paulo Freire no município de Sobral/CE, no Sítio Barro Alto, Distrito do Jordão, a experiência produtiva visitada foi a unidade de produção integrada do agricultor Luiz Sousa (Luiz Pia) e da agricultora Jandira da Silva, que conta com cisterna de primeira água, cisterna de segunda água, reuso de água cinza, unidade produtiva de galinha caipira, plantio de hortaliças, fruteiras, mandioca, milho, feijão e produção humus de minhoca. A produção familiar é toda comercializada no município de Sobral através da Rede de Feiras Agroecológicas do CETRA.

Na segunda unidade produtiva, no Sítio Areias, Distrito de Boqueirão, a experiência visitada foi o fogão ecoeficiente da Senhora Regina Rodrigues, que faz e comercializa pizza de carne de caju usando o referido equipamento social que está contribuindo muito para o sustento da família.

 

Veja mais fotos na página da Fetraece no Facebook.

 

Fonte: Secretária de Política Agrícola da Fetraece – Assessor Vicente Júnior

Edição: Comunicação da Fetraece

Fotos: Vicente Júnior e Naélio Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here