6º Encontro Nacional de Formação marca a retomada das grandes ações em formato presencial e promete ser espaço potente de resistência

234

Com o lema Liberdade para Lutar. EducAção para TransFormar, a CONTAG, Federações e Sindicatos filiados irão realizar o 6º Encontro Nacional de Formação (6º ENAFOR) na semana de 23 a 27 de maio de 2022, no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB) – Campus Darcy Ribeiro, em Brasília/DF. “O 6º ENAFOR marca a retomada das nossas grandes ações em formato presencial com a participação de cerca de 1.000 pessoas de todos os estados brasileiros. Com todos os cuidados que o momento ainda exige de enfrentamento à Covid-19, vamos realizar o encontro reafirmando a importância do trabalho de base e dos processos de formação política para o movimento sindical”, destaca o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

“É importante destacar que o 6º ENAFOR acontece em um contexto marcado pelo avanço do conservadorismo, pelo desmonte de direitos, pelo aumento da fome e de todas as formas de violências, pelo aumento da criminalização dos movimentos sociais, sindicais e populares, pelo ataque à democracia e ao pensamento crítico, especialmente ao Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire. Contexto esse que se tornou ainda mais tenebroso com o tratamento dado à crise sanitária da Covid-19, pelos golpistas de plantão que ocupam atualmente o Palácio do Planalto e as casas legislativas do Congresso Nacional”, pontua o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto (Guto).

Nesse contexto, o 6º ENAFOR conta com a força dos sujeitos do campo, da floresta e das águas afirmando a importância da defesa da vida, da educação popular emancipadora e transformadora, do trabalho de base e da democracia participativa com soberania popular.

Diante do cenário que vive o País, esta edição do ENAFOR objetiva refletir sobre o contexto político conjuntural, destacando os ataques à democracia; eleições; violência estrutural; educação popular, feminismos, novas masculinidades; sustentabilidade política e organização de base; agricultura familiar, reforma agrária e agroecologia como territórios do bem viver, comunicação popular na Era Digital, visando construir estratégias de resistências às investidas ultraconservadoras e de fortalecer as lutas dos sujeitos do campo, da floresta e das águas e de atuação política, articuladas ao Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e ao projeto popular de sociedade.

“Nós sabemos o quanto a formação é importante nesse cenário em que estamos vivendo e, quando olhamos para as mulheres trabalhadoras do campo, da floresta e das águas, essa importância tem um peso ainda maior. Foram essas mulheres que plantaram a semente da formação no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, e foi a partir desse lugar que nos fortalecemos como sujeitos políticos e nos preparamos para ocupar os espaços dentro e fora do movimento”, avalia a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.

O 6º ENAFOR contará com uma programação potente, com a participação de vários/as convidados/as, educadores/as populares, de experiências de base, com a realização de oficinas, debates, bem como o lançamento do 4º Festival Nacional da Juventude Rural e da Marcha das Margaridas 2023.

SOBRE O ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO (ENAFOR)

O Encontro Nacional de Formação (ENAFOR) vem sendo realizado desde 2005 com caráter formativo, mobilizador, de luta, resistência, de anúncio e denúncias. O seu objetivo é ser um espaço de reflexão e fortalecimento do trabalho de base, dos processos formativos e das estratégias de atuação política, articuladas ao Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), bem como fazer uma reflexão sobre a Política Nacional de Formação (PNF) e o Projeto Político Pedagógico (PPP) do movimento sindical, buscando sua atualização à luz dos contextos e dos desafios da atualidade.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi,
com informações da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here