4º Festival Nacional da Juventude Rural reunirá mais de 5 mil jovens em Brasília

246

A juventude agricultora familiar é a garantia de alimentação saudável agora e no futuro: sem sucessão rural, não haverá produção de mais de 70% dos alimentos que consumimos diariamente. Com a saída de mais de 800 mil jovens do campo desde 2018 (dados da PNAD/IBGE), é urgente trazer para o centro do debate a importância dos/as jovens rurais para a segurança e soberania alimentar e nutricional de nosso País.

Com o objetivo de fazer um debate político sobre o desmonte das políticas públicas da juventude, da agricultura familiar, do meio ambiente e dos direitos humanos, bem como evidenciar a diversidade cultural no País e trocar experiências e conhecimentos, será realizado o 4º Festival Nacional da Juventude Rural nos dias 25 a 27 de abril de 2023, no pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília/DF.

A programação contará com momentos de debate político, apresentações culturais, mostra da produção da juventude rural, dezenas de oficinas formativas e uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios onde serão visibilizadas as reivindicações dos/as jovens do campo, da floresta e das águas. É o momento em que a juventude rural mostrará para a sociedade suas demandas, sua cultura, seu entusiasmo e sua vontade de transformar a realidade do País.

Com o tema “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”, a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, disse que a juventude rural defende a maior participação política da juventude, assim como a preservação e recuperação do meio ambiente, o incentivo à agroecologia, a educação do campo, a geração de trabalho e renda, o respeito às diversidades, fortalecimento da comunicação popular, o acesso a tecnologias de informação e comunicação no campo e pela reconstrução das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e sucessão rural.

O QUE É O FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL?

O Festival é uma grande ação protagonizada pela juventude rural com caráter de formação, debate, pressão política, mobilização, apresentação de expressões culturais e da produção agrícola dos/as jovens e também de troca de experiências.

A coordenação é da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), em especial a Secretaria de Jovens, em articulação com a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR), com as Comissões Estaduais, Diretorias das 27 Federações filiados e com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Já foram realizadas três edições do Festival Nacional da Juventude: nos anos de 2007, 2010 e 2015. Cada um deles contou com a participação de cinco mil jovens rurais de todo o Brasil e trouxe avanços como o Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros, assinaturas de editais de fomento para projetos de cooperativas e associações de jovens e proposta de elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, por exemplo.

Os festivais sempre tiveram como objetivo destacar o protagonismo da juventude no projeto de desenvolvimento rural que valoriza a agricultura familiar, para promover a soberania alimentar e condições dignas de vida e de trabalho no campo, com sustentabilidade e solidariedade.

PAUTA DA JUVENTUDE RURAL DA CONTAG

A Pauta da Juventude Rural da CONTAG conta com propostas organizadas em seis eixos: Democracia e Participação Popular; Trabalho, Produção Sustentável e Renda; Agricultura Sustentável e Resiliência às Mudanças Climáticas; Saúde; Educação do Campo; e Esporte, Cultura e Lazer. Veja AQUI.

O documento é resultado do diálogo realizado com mais de 270 jovens de todos os estados brasileiros nos Festivais Regionais da Juventude Rural realizados pela CONTAG entre outubro de 2022 e janeiro de 2023.

A pauta com as propostas da juventude rural foi entregue ao governo federal no dia 30 de março. O documento foi entregue oficialmente ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e aos ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência da República). A expectativa da CONTAG é que o anúncio com respostas aos pedidos dos/as jovens do campo, floresta e águas aconteça durante o 4º Festival Nacional da Juventude Rural pelo presidente Lula.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here