VI Turma Coração Valente afirma compromisso com a transformação e resistência política

100


6ª Turma: eu faço parte! Foi com esse sentimento de pertencimento e com muita alegria que a Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) realizou a Transformatura da VI Turma do Curso Nacional de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, na noite deste domingo (30), no auditório principal do CESIR/CONTAG, com a presença da Diretoria e Assessoria da CONTAG, de Federações Filiadas, da Rede de Educadores(as) Populares e de colaboradores da ENFOC, da CONTAR e demais convidados(as).


 


A VI Turma, denominada Coração Valente, composta por mais de 100 formandos(as) de todo o País e de quatro jovens de outros países latino-americanos, foi a primeira a usar a plataforma Moodle, que marcou a ousadia da ENFOC em inovar na formação política com o uso da tecnologia para fortalecer o tempo comunidade.


 


No palco do conhecimento, lugar escolhido para as falas políticas na Transformatura, a Diretoria da CONTAG trouxe mensagens de reconhecimento e de incentivo para a VI Turma. Esse também foi o espaço onde os oradores reviveram os principais momentos dos três módulos do Curso Nacional, do período do tempo comunidade, as experiências, as amizades, os aprendizados, entre outros.


 


O presidente da CONTAG, Alberto Broch, abriu a Transformatura com uma forte saudação da todos e todas e de incentivo para que continuem na luta e militância. “Vocês não estão aqui por acaso. Queremos reconhecer o esforço que fizeram para estarem aqui, como os mais próximos, os dos lugares mais longe, e de fora do País. E como tudo tem que ser regado, não percam essa amizade, essa ligação, e sejam protagonistas na continuidade da formação sindical. Esperamos muito de vocês, independente do cargo que ocuparem, que sempre sejam militantes do movimento sindical e da transformação social. Que sejam muito sal e muita luz para que possamos continuar acreditando num mundo melhor, mais justo e mais democrático. Que possamos ter um sindicalismo ainda mais forte. Que possamos ter um campo mais justo e um país mais igualitário. Parabéns a vocês!”


 


A secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, já iniciou destacando a importância da escolha do nome da VI Turma e do lema. “O nome da turma ‘Coração Valente’ revela tudo o que essa turma passou nesse período de formação, um momento de desafio e muito forte no nosso movimento sindical, com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. E o lema ‘Por uma educação que nos ensine a pensar e não por uma educação que nos ensine a obedecer (Paulo Freire)’, mostra a resistência e a garra dessa turma.” Alessandra fez um agradecimento especial aos educandos(as) de outros países por acreditar nessa integração latino-americana, e fez uma reflexão sobre o papel de cada educador e educadora popular, ainda mais nesse período de desmonte da educação formal. “É com essa responsabilidade que quero falar para vocês, uma turma com mais de 70% de mulheres: é possível fazer um mundo diferente, começando pelos nossos sindicatos. Desejo muito força e muita garra!”


 


Foi com o sentimento de dever cumprido que o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, discursou para a VI Turma e demais pessoas presentes na solenidade de Transformatura. “Falando da nossa turma Coração Valente, fomos iluminados por passar por um momento crítico juntos, ao termos passado por um golpe com o impeachment da presidenta Dilma, mas isso nos fortaleceu na luta. Essa turma também vivenciou a comemoração dos 10 anos da nossa Escola, em agosto, e foi protagonista no início da utilização da plataforma Moodle. E a participação dos companheiros e companheiras de outros países também foi um dos destaques. Apesar de tudo, ainda temos muitos desafios. A formação política não se encerra aqui, é apenas um momento para começar a nossa luta! Devemos acreditar na formação como um processo de mudança e de transformação política.” O dirigente também agradeceu o compromisso da Diretoria e funcionários da CONTAG com os processos formativos da ENFOC. Em especial, homenageou a sua equipe de trabalho, bem como os secretários e secretárias de Formação das Federações.


 


Após as falas políticas, a emoção tomou conta do auditório com as homenagens aos educadores e educadoras, ao secretário Juraci e aos colaboradores da ENFOC, e ao assistir o filme da VI turma Coração Valente, quando as lágrimas realmente rolaram.


 


A solenidade foi encerrada com a entrega dos certificados aos formandos e formandas, que agora passam a ser educadores e educadoras populares do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Os(as) tutores(as) também receberam certificados e foram ovacionados(as) por toda a turma.


 


10 anos ENFOC: eu faço parte!


 


 


FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG – Verônica Tozzi