Uruanan – Fetraece articula audiência com ministro do MDA e o governador do Ceará

108


A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) conseguiram articular uma audiência em Brasília-DF com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e o governador do Ceará, Camilo Santana, para agilizar a compra da fazenda Uruana para os agricultores/as familiares. A reunião ocorreu na tarde de quarta-feira, 21.


 


A audiência contou com uma comitiva do Ceará composta por: Camilo Santana (Governador), Luiz Carlos Lima (presidente da Fetraece), José Ferreira de Matos (secretária de Política Agrária e Meio Ambiente da Fetraece), Moisés Braz (deputado estadual e vice-presidente licenciado da Fetraece), José Guimarães (deputado federal e líder do Governo), Dedé Teixeira (secretário de Desenvolvimento Agrário), Acrísio Sena (assessor Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais no Governo do Ceará), Roberto Gomes (superintendente do Incra no Ceará), Eduardo Barbosa (superintendente do Idace) e representantes das famílias acampadas da Uruanan. Além do secretário de Políticas Sociais da Contag, o cearense José Wilson Gonçalves.


 


A reunião teve com ponto de debate a viabilização e agilização no processo de compra da Fazenda Uruanan, que conta com mais de 10 mil hectares e está localizada nos municípios de Chorozinho, Ocara, Aracoiaba e Cascavel. A propriedade deve ser adquirida por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e beneficiar 900 famílias de agricultores e agricultoras familiares.


 


O ministro Patrus Ananias se comprometeu de enviar ao Ceará o secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Lopes de Almeida, para providenciar a resolução das pendências, possibilitando assim, a compra da Uruanan. 


 


 


Assessoria de Comunicação da Fetraece