A IX Feira Cearense da Agricultura Familiar (IX Feceaf) levou nos dias 01, 02 e 03 de julho de 2016, ao Parque de Exposição Governador César Cals, no bairro São Gerardo, em Fortaleza. O evento que contava com 300 expositores de todas as regiões do Ceará, movimentou R$ 1,28 milhão. “Foi um grande sucesso, estamos satisfeitos com público e com o valor movimentado. Nossos agricultores retornaram felizes para suas casas”, afirma José Francisco de Almeida Carneiro, Secretário de Política Agrícola da Fetraece.
Durante os três dias os visitantes puderam conhecer um pouco mais do campo, comprar produtos da agricultura familiar e verificar que com assistência técnica e apoio, mesmo o Ceará passando pelo quinto ano de estiagem, a agricultura familiar é capaz de produzir.
A feira é uma co-produção da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) com o apoio de entidades como Ematerce, Idace, Adagri, Instituto Agropolos, os 183 sindicatos municipais filiados a Fetraece , Contag, CUT, Cooperbio, UFC e Cealtru.
O valor movimentado supera o de 2015, que tinha sido de R$ 1,1 milhão e iguala o público de 20 mil pessoas do ano anterior. “Em 2017 será comemorado o 10º ano da Feceaf, esperamos realizar uma feira ainda maior”, aponta José Francisco Carneiro.