Secretaria de Políticas Sociais – O movimento sindical rural deve participar das Conferências de Saúde

7



 


Companheiros e Companheiras,


 


A Secretaria de Políticas Sociais da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) vem intensificando suas ações de forma articulada no sentido de atender aos desafios e compromissos assumidos pelo MSTTR a nível Estadual e Nacional. Um deles é garantir uma participação expressiva de Trabalhadores (as) Rurais do Estado do Ceará na 15º Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, que acontecerá ao longo de 2015, uma vez que somos uma categoria “100% usuária do SUS”.


 


Para dar conta deste desafio, precisamos da colaboração dos Diretores(as) da Federação, Diretores(as) dos Sindicatos e de Conselheiros(as) de Saúde que representam o MSTTR nos municípios e no estado. Para que essa articulação funcione, orientamos o seguinte:


– Solicitamos à diretoria do Sindicato que faça uma reunião com o Secretário Municipal de Saúde, juntamente com a coordenação do Conselho Municipal de Saúde, para garantir que o Secretário assuma o compromisso de realizar a Conferência Municipal de Saúde, que deverão obedecer ao calendário estipulado no Regimento da 15ª CNS – 09/04 a 15/07 de 2015.


– Ao ser realizada a conferência municipal, os companheiros/as precisam fazer uma grande mobilização para levar o maior número de trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar, para participar dos debates e saírem eleitos delegados/as na conferência. Sugerimos mobilizar para conferencia municipal os(as) diretores(as) dos nossos sindicatos, os delegados sindicais de base, os(as) diretores(as) de associações das comunidades rurais, cooperativas da Agricultura Familiar e outras organizações representativas dos trabalhadores/as rurais, devem serem mobilizados e assumirem o compromisso de participar da conferência Municipal.


– É importante que o Sindicato faça uma reunião de nivelamento e orientações em um momento que anteceda as Conferências Municipais e Estaduais e que, durante a conferência, mantenham os nossos representantes mobilizados até a escolha dos (as) delegados(as) que irão para as etapa seguinte da conferência. É fundamental garantir uma boa representação do campo.


 


Desejamos a todos e todas uma excelente mobilização e a escolha de uma boa delegação, que paute a Política de Saúde do Campo da Floresta e das Águas.


 


Saudações Sindicais.


Diretoria Executiva da FETRAECE


 


 


Clique aqui para baixar a convocatória da Contag e informações sobre calendário das conferências


 


Clique aqui para baixar o Regimento da 15º Conferência Nacional de Saúde