Registrada Chapa Única para a eleição da Diretoria da CONTAG 2021-2025

8



 


A Comissão Eleitoral do 13º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (13º CNTTR) lavrou a ata de encerramento dos trabalhos e confirmou o registro de chapa única para a eleição da CONTAG 2021-2025, que será realizada durante o 13º CNTTR, no dia 8 de abril, utilizando plataforma virtual.


 


O pedido de registro foi feito no dia 16 de março, com a presença de representantes da chapa e com a entrega da documentação exigida. O pedido foi deferido no dia seguinte (17) e a ata de encerramento do prazo para registro de chapas foi lavrada às 18 horas desta quinta-feira (18).


 


SAIBA MAIS SOBRE A CHAPA ÚNICA


 


A Composição da Chapa da CONTAG Unidade, Luta e Resistência: a vida em primeiro lugar! para a gestão 2021-2025 foi construída observando critérios estatutários e políticos a partir da escuta de todas as Federações articuladas nos seus campos políticos e organizadas nas grandes regiões brasileiras.


 


A composição e a renovação se deram considerando a recomendação aprovada na 5ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (5ª PNTTR), a qual diz que a renovação não poderia recair apenas sobre mulheres e jovens e a ocupação por mulheres de cargo que ainda não tivesse ocupado. Também considerou a representação de todas as regiões e participação do máximo de Federações. Das 27 Federações tem-se 23 contempladas na Chapa que foi aprovada por todas as Federações no último dia 12 de março.


 


Ao todo, a chapa tem 33 pessoas sendo 17 mulheres e 16 homens. Foi aplicada renovação de 57,5% (o estatuto prevê mínimo de 30%), o que implica ter 19 novas pessoas em relação à gestão atual. São 11 pessoas jovens (33,3%) e 13 da terceira idade (39,3%).


 


DIRETORIA EFETIVA


 


A Diretoria Efetiva é composta por 12 pessoas. Portanto, a chapa conta com 06 mulheres e 06 homens, sendo três jovens (Thaisa, Edjane e Mônica) e 06 da terceira idade (Aristides, Alberto, Juraci, Alair, Guto e Antonio Oliveira). Com perfil que não se enquadra na juventude, mas que está mais próxima dela, temos Vânia e Sandra. Portanto, uma Diretoria Efetiva com um perfil claro, mesclando experiência e juventude, respeitando a paridade, com 25% de jovens, 50% de terceira idade e renovação mínima de 30%. Todas as regiões estão contempladas: (Nordeste – 05 [dois homens e três mulheres], Sul – 02 [um homem e uma mulher], Sudeste – 02 [um homem e uma mulher], Centro-Oeste – 02 [um homem e uma mulher] e Norte – 01 [um homem]).


 


A renovação se deu considerando a recomendação aprovada na 5ª Plenária, e assim foram renovados os nomes para os cargos ocupados por 02 homens (Antoninho e Elias) e 02 mulheres (Rosmari e Josefa), sendo nenhuma pessoa jovem. Isso implicou garantir que, pela primeira vez, todas as pessoas jovens fossem reeleitas (Thaisa, Edjane e Mônica) e nos mesmos cargos.


 


É a segunda vez na história que a secretária de Mulheres é reeleita para o mesmo cargo (Mazé) e que a Secretaria de Jovens tem uma pessoa reeleita (Mônica) – e a primeira vez que uma pessoa do Espírito Santo se reelege. Ademais, o quarto e mais relevante fato histórico é a ocupação da Política Agrícola pela primeira vez por uma mulher (Vânia).


 


SUPLÊNCIA DA DIRETORIA EFETIVA


 


A suplência tem 09 pessoas na sua composição com 05 mulheres (Juliana, Veridiana, Ivone, Carmen e Taíza) e 04 homens (Pedro, Elias, Romão e Neuzo) sendo 02 jovens (22,2%) –Veridiana e Taíza –, 04 da terceira idade (44,4%) e houve renovação de 07 pessoas (77,7%) com a permanência de apenas duas (Pedro e Carmen). Todas as regiões estão contempladas.


 


SUPLÊNCIA SEM VINCULAÇÃO ESPECÍFICA


 


Esta suplência é formada por 04 pessoas novas (100% de renovação) que estão representando 04 regiões (SUL, NE, NO e CO). Foi cumprida a paridade com duas mulheres (Rosângela e Adriele) e dois homens (Eugenio e Marcio), com 50% de jovens (Marcio e Adriele).


 


CONSELHO FISCAL EFETIVO


 


O Conselho Fiscal Efetivo é composto por 04 pessoas que estão representando 03 regiões (NE, SUL e NO). Foi cumprida a paridade com duas mulheres (Marleide e Luciene) e dois homens (Manoel e Antoninho), tem 25% de jovens (Luciene) e renovação de 03 pessoas (75%), pois da composição atual apenas uma pessoa será reeleita (Manoel). A PB retorna a figurar na composição após muitos anos.


 


SUPLÊNCIA DO CONSELHO FISCAL


 


A Suplência do Conselho Fiscal é composta por 04 pessoas que estão representando 03 regiões (NE, SE e NO). Foi cumprida a paridade com duas mulheres (Carolina e Denize) e dois homens (Antonio e Oto), tem 75% de jovens (Antonio, Carolina e Denize) e renovação de 03 pessoas (75%), pois da composição atual apenas uma pessoa será reeleita (Oto).


 


O atual presidente da CONTAG e candidato à reeleição, Aristides Santos, disse que foi um processo democrático e de muita escuta e de construção coletiva durante os últimos três meses até chegar a essa montagem da chapa. “Todas as Federações participaram das reuniões e dos debates que resultaram na construção da Chapa Unidade, Luta e Resistência: a vida em primeiro lugar!, que protocolamos o pedido de registro hoje, junto à Comissão Eleitoral. Cumprimos todas as deliberações congressuais e tentamos contemplar o máximo de estados na Chapa. Apenas 04 não constam na composição, porém, aprovaram a composição da chapa. Esse processo de construção da chapa já mostra o nosso compromisso com a unidade do movimento sindical.”


 


A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, também destacou alguns avanços na montagem da chapa apresentada. “A renovação não recaiu apenas sobre as mulheres e a juventude. As três mulheres jovens da atual gestão foram mantidas, o que é um avanço também para a juventude. Além disso, pela primeira vez, as mulheres vão ocupar a Secretaria de Política Agrícola, uma das mais estratégicas dentro da CONTAG. Reforço que juntas e juntos vamos trabalhar pelo fortalecimento da unidade na nossa Confederação e no conjunto do movimento sindical”.


 


O presidente da CONTAG também reforça que a busca pela unidade também envolve outros processos da construção do 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (13º CNTTR), como na construção, por exemplo, do Documento Base e do Plano de Lutas para a próxima gestão.


 


COMISSÃO ELEITORAL


 


O presidente da Comissão Eleitoral, Givaldo Teles (AL), e outras integrantes da Comissão, Cirlene Gomes da Costa (TO) e Maria Bruna Freitas Costa (SE), receberam o pedido e a documentação da Chapa Unidade, Luta e Resistência: a vida em primeiro lugar! na manhã desta terça-feira (16). “Queria parabenizar a Chapa, primeiramente, pela escolha do seu nome Unidade, Luta e Resistência: a vida em primeiro lugar!, pois estamos passando por um momento diferenciado no Brasil, com a morte de mais de 270 mil pessoas por Covid-19, e o movimento sindical vem pautando a vida em primeiro lugar. Parabenizo também todo o movimento sindical rural brasileiro pelo processo democrático e unitário, afinal, estamos em um momento que não podemos nos dividir, e sim de somar e multiplicar. Parabenizo ainda o presidente Aristides Santos pelo processo que coordenou na montagem da chapa, que tudo se encaminha para ser chapa única para eleição no Congresso da CONTAG. Agora vamos analisar a documentação e dar um parecer ao final”, disse Givaldo.


 


CHAPA UNIDADE, LUTA E RESISTÊNCIA: A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR!:


 


DIRETORIA EFETIVA


 


Presidência: Aristides Veras dos Santos (PE)


Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais: Alberto Ercílio Broch (RS)


Secretaria Geral: Thaisa Daiane Silva (MS)


Secretaria de Finanças e Administração: Juraci Moreira Souto (MG)


Secretaria de Política Agrícola: Vania Marques Pinto (BA)


Secretaria de Política Agrária: Alair Luiz dos Santos (GO)


Secretaria de Formação e Organização Sindical: Carlos Augusto Santos Silva (PA)


Secretaria de Políticas Sociais: Edjane Rodrigues da Silva (AL)


Secretaria de Meio Ambiente: Sandra Paula Bonetti (PR)


Secretaria de Mulheres: Maria José Morais Costa (PI)


Secretaria de Jovens: Mônica Bufon Augusto (ES)


Secretaria de Terceira Idade: Antônio Oliveira (SE)


 


DIRETORIA SUPLÊNCIA


 


Suplência Secretaria de Finanças e Administração: Pedro Mario Ribeiro (MG)


Suplência Secretaria de Política Agrícola: Juliana Ferreira Martins (BA)


Suplência Secretaria de Política Agrária: Elias D’Angelo Borges (GO)


Suplência Secretaria de Formação e Organização Sindical: Romão Gomes Vanderley (TO)


Suplência Secretaria de Políticas Sociais: Veridiana Barros da Silva (PI)


Suplência Secretaria de Meio Ambiente: Ivone Francisca de Souza (PR)


Suplência Secretaria de Mulheres: Carmen Helena Ferreira Foro (PA)


Suplência Secretaria de Jovens: Taíza Bruna Assunção Medeiros (ES)


Suplência Secretaria de Terceira Idade: Neuso Antônio Oliveira (MT)


 


CONSELHO FISCAL EFETIVO


 


1º efetivo: Manoel Candido da Costa (RN)


2º efetivo: Marleide Fernandes da Silva Santos (PB)


3º efetivo: Antoninho Rovaris (SC)


4º efetivo: Luciene das Chagas do Nascimento (AC)


 


CONSELHO FISCAL SUPLÊNCIA


 


1º suplente: Antonio Neto Marcelino de Sousa (PE)


2º suplente: Carolina Aparecida Andrade (SP)


3º suplente: Oto dos Santos (RJ)


4º suplente: Denize Almeida da Silva (AP)


 


SUPLENTES SEM VINCULAÇÃO


 


Eugenio Edevino Zanetti (RS)


Rosângela Ferreira Moura (CE)


Marcio Rogério Viana (RO)


Adriele Ramires Lopes (MS)


 


FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi