Projetos do Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA)

115



 


Representantes da CONTAG, das Federações do Ceará e Piauí participam de um Workshop em Teresina –PI, que tem como objetivo apresentar Projetos do Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil.


 


Além do presidente da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro de Lima (Carlinhos), da secretária de Meio Ambiente e Políticas de Convivência com o Semiárido da Fetag-PI, Maria Betânia Soares dos Santos e da assessora de Relações Internacionais da CONTAG, Léia Oliveira, o Encontro reúne representantes de vários países e dos 9 estados do Nordeste, além de várias organizações da sociedade civil dos locais onde o FIDA tem investimentos.


 


Investimentos do FIDA


 


No exercício 2016/2021 o Fundo Internacional vai investir $ 560 milhões de dólares e beneficiar 370 mil famílias no Brasil.


 


O público assistido: Agricultores (as) Familiares, trabalhadores (as) rurais, prioridade mulheres e jovens, comunidades extrativistas, quilombolas e indígenas.


 


O Foco do FIDA na atualidade é o semiárido do nordeste brasileiro, visto a concentração de pobreza rural ser bastante acentuada.


 


Projetos do FIDA


 


Atualmente existem 5 Projetos executados com Governos Estaduais, 1 projeto executado com o Governo Federal, entre eles: Procase (Paraíba), Viva Semiárido (Piauí), Dom Távora (Sergipe), Paulo Freire (Ceará), Pró-Semiárido (Bahia), Projeto Dom Helder Câmara ( desenvolvido em 7 Estados do Nordeste).


 


Além dos Programas existentes, o FIDA irá ampliar mais 2 programas, sendo eles:1. Projeto Balaiada Maranhão Sustentável (Maranhão); 2. Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável dos territórios da Zona da Mata e do Agreste Pernambucano (Pernambuco).


 


Na oportunidade, representantes da CONTAG e de suas Federações filiadas reafirmaram o compromisso com o combate a pobreza no meio rural, bem como se colocaram à disposição para colaborar com o FIDA no que for necessário para atender os agricultores e agricultoras familiares de todo Nordeste.


 


 


FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG, Barack Fernandes, com informações da Assessoria de Relações Internacionais da CONTAG.