Plano Sustentar – Fetraece desenvolve oficina estadual de autoformação em gestão administrativa e financeira

130


A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) realiza entre terça-feira (24) e sexta-feira (27) no hotel Acrópole, em Maranguape, no Ceará, a oficina estadual de autoformação em gestão administrativa e financeira. O encontro reúne a direção executiva da Federação, as coordenações regionais, assessoria, diretores da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), o deputado estadual Moisés Braz e a rede estadual de educadores da Enfoc.


Plano Sustentar


O encontro faz parte das ações do Plano Sustentar que está sendo elaborado pelo movimento sindical com coordenação da Contag como forma de possibilitar o fortalecimento do MSTTR (Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais). Ele é uma das estratégias do Plano Nacional de Fortalecimento das Entidades Sindicais (PNFES).


O Plano está estruturado em três eixos que formam um tripé, permitindo a busca do objetivo. Articulados entre si, os eixos são: Gestão Administrativa e Financeira, Formação e Comunicação.  “É importante destacar o papel da cada eixo e como estes se articulam. As ações estratégicas para a Gestão Administrativa e Financeira contribuirá para uma gestão democrática, transparente e participativa fortalecendo as estratégias de arrecadação, a Formação e seus Processos Formativos possibilitarão qualificar a ação político – sindical, potencializando a construção de alternativas de enfrentamento e transformação social e a Comunicação promoverá o diálogo e potencializará a mobilização entre a base e as entidades. A articulação destes três eixos reforça e potencializa as ações estratégicas definidas para cada um deles, permitindo, assim, a implementação e desenvolvimento do Plano Sustentar.” Destaca a matriz documental do Plano.


Oficina


A Oficina Estadual de Autoformação em Gestão Administrativa e Financeira teve início na terça-feira (24) com uma mística de acolhimento dos participantes. Em seguida, a direção da Fetraece e a rede de educadores realizaram a explanação da importância do encontro. Ainda durante a manhã, teve uma análise da conjuntura política vigente no país.


Na tarde, o coordenador da Regional da Fetraece em Itapipoca, Antônio Soares Guimarães (Bandeira), realizou um resgate histórico do PNFES e reforçou a importância das ações desenvolvidas no estado pelo programa.


Na quarta-feira (25), assessoras da Secretaria de Finanças da Fetraece, Maria de Jesus dos Santos e Edneia Pires, falaram sobre o Sistema Público de Escrituração Contábil e eSocial. Em seguida, o secretário de Finanças da Contag, Aristides Santos, explicou detalhadamente as ações estratégicas em nível nacional do Plano Sustentar. Durante o debate, teve a contribuição do secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson.


Já na quinta-feira (26), ocorreu o aprofundamento dos três eixos temáticos. Gestão Administrativa e Financeira foi trabalhado pelo secretário de Finanças da Fetraece, Raimundo Martins, a assessoria da pasta e o sindicato de Tianguá; os outros dois, Formação e Comunicação, pela secretária de Formação, Organização Sindical e Comunicação, Lucilene Batistas, com o apoio de assessores.


Para finalizar a oficina, na sexta-feira (27) o grupo realizou a construção estratégica de atuação político sindical para o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira do MSTTR e determinou a agenda de compromissos para ser seguida.  


 


 


Assessoria de Comunicação da Fetraece – Jornalista Janes P. Souza