Pela superação da pobreza extrema, segurança alimentar e uso sustentável dos recursos naturais

84


 


 


Na busca de uma aproximação maior com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil Alan Bojanic, acompanhado do Assistente Gustavo Chianca, esteve em reunião na tarde desta segunda-feira (28), com o presidente da CONTAG Aristides Santos e o secretário de Política Agrícola da Confederação Antoninho Rovaris. 


 


Alan Bojanic destacou na reunião o papel de referência da CONTAG pelo fortalecimento da Agricultura Familiar e como organização que tem excelente gestão das políticas públicas para redução da pobreza, combate à fome e uso sustentável dos recursos naturais. Ações que estão alinhadas aos esforços internacionais da FAO.


 


A ideia é que já na próxima semana aconteça outra reunião com uma equipe de trabalho composta pela Diretoria da CONTAG e técnicos da FAO, para construir uma agenda conjunta de projetos e ações que têm como prioridades: o desenvolvimento agrícola, a melhoria da nutrição, a segurança alimentar e o acesso de todas as pessoas, aos alimentos necessários para uma vida ativa e saudável.


 


Também ficou pré-agendada entre os dias 25 a 27 de junho, uma visita ao Brasil e talvez à sede da CONTAG, do diretor regional da FAO para América Latina e Caribe Julio Berdegué. 


 


Saiba mais sobre a FAO


 


Criada em 16 de outubro de 1945, a FAO atua como um fórum neutro, onde todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento, se reúnem em pé de igualdade para negociar acordos, debater políticas e impulsionar iniciativas estratégicas.


 


Atualmente a FAO tem 191 países-membros, mais a Comunidade Europeia. A sede central é em Roma, Itália, e a rede mundial compreende cinco escritórios regionais e 78 escritórios nacionais.


 


A FAO está presente no Brasil desde 1949, apenas quatro anos após a criação da Organização. No Brasil o seu escritório está localizado na capital federal, Brasília, dentro do campus do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).


 


 


FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes