Pauta do GTB 2015, conjuntura política e ações para o ano são temas de Coletivos Nacionais

118


Em auditório cheio com dirigentes e assessores das 27 Federações de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, foram abertos na segunda-feira (16) os Coletivos Nacionais de cinco pastas do movimento sindical – Política Agrícola, Política Agrária e Meio Ambiente, Políticas Sociais, Administração e Finanças – além de reuniões das Comissões Nacionais de Jovens Trabalhadores (as) Rurais, de Mulheres Trabalhadoras Rurais e da Terceira Idade. A abertura política conjunta se deu às 10h no auditório do CESIR, e contou com a participação na mesa de todos os diretores da CONTAG.


Depois de dar as boas vindas aos participantes, o presidente Alberto Broch salientou a importância desse encontro em um momento tão importante da conjuntura política brasileira, já que entre na programação de vários coletivos estão discussões das ações para o fortalecimento da agricultura familiar em nosso país. Broch chamou a atenção para a participação de todos no Conselho Deliberativo da CONTAG, que se realizará a partir da quarta-feira (18). Entre os assuntos que serão deliberados está a construção da pauta do 21º Grito da Terra Brasil, que acontecerá entre os dias 18 e 22 de maio. 


A secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, parabenizou todos(as) os(as) companheiros(as) pelas ações em prol da luta das mulheres neste mês de março e também citou a importância da reflexão sobre o atual momento político. “Estamos nas ruas nos posicionando pela luta em defesa dos direitos das mulheres e de todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais”, afirmou Alessandra. 


A seguir, vamos fazer um resumo com a programação de cada coletivo e das reuniões das Comissões Nacionais de Jovens, de Mulheres e da Terceira Idade. Os encontros acontecerão até quarta-feira (18). 


 


Coletivo de Política Agrícola e Meio Ambiente Entre os temas que serão tratados conjuntamente pelas duas pastas estão as mudanças climáticas e a relação com a agricultura familiar. Serão apresentadas aos participantes as minibibliotecas da Embrapa, além de apresentação e debate acerca da situação atual da rede de assistência técnica e extensão rural SISATER. No segundo dia será feita uma avaliação das atuais políticas agrárias para a agricultura familiar e também a indicação de temas centrais para o GTB 2015.


Coletivo de Política Agrária No primeiro dia, os participantes terão a oportunidade de atualizar as informações e reflexões sobre a conjuntura nacional, destacando os aspectos relativos à questão agrária. Durante a tarde, será discutido o Programa Nacional de Crédito Fundiário. Amanhã (17) os temas serão os projetos de Assentamento de Reforma Agrária e a socialização das propostas para fechamento da pauta do GTB 2015.


Coletivo de Administração e Finanças No primeiro dia de reunião, os presentes participarão de apresentação e debate sobre o Plano Sustentar. Amanhã (17) será discutido o Planejamento Estratégico da CONTAG 2013/2017, a pauta do GTB 2015 e será feita prestação de contas. Por fim, no último dia (18) serão discutidos Termos de Cooperação Técnica entre a CONTAG e o INSS e SENAR, além de definição da agenda das Oficinas de Autoformação em Gestão Administrativa e Financeira. 


Coletivo de Políticas Sociais No primeiro dia, os participantes terão um panorama das ações relacionadas às áreas de Saúde, Educação no Campo e Proteção Infanto-Juvenil. Serão discutidos temas para a 15ª Conferencia Nacional, o Projeto Saúde; também sobre A Jornada Temática de Educação e serão dados Informes sobre PRONATEC. Além disso, serão debatidos a Conferência Nacional do Direito da Criança e do Adolescente e o Dia Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil. 


Reunião da Comissão Nacional da Terceira Idade No primeiro dia de coletivo (hoje, 16) os participantes farão o monitoramento e avaliação do encontros estaduais. Como parte dessa discussão está a construção da política do MSTTR para a Terceira Idade e também alerta e informes sobre empréstimos consignados. Amanhã (17) serão debatidas propostas de mudanças na lei do Estatuto do Idoso e também encaminhamentos para o GTB 2015 e Marcha das Margaridas.   


40ª Reunião da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais No primeiro momento, será feito a análise da conjuntura e aprofundamento sobre a Reforma Política. À tarde, os participantes fecharão a Carta-Proposta da Juventude Rural, que está prevista para ser entregue para o Poder Executivo na próxima quarta-feira (18). No segundo dia de reunião, haverá a discussão da pauta do GTB 2015, o debate sobre a paridade de gênero no MSTTR e das questões administrativas das Jornadas Territoriais da Juventude, entre outros temas.   


Reunião da Comissão Nacional de Mulheres Será feita a socialização do Planejamento Anual da CONTAG para 2015 e das ações que integram a Secretaria de Mulheres. Será discutida a pauta do GTB e das negociações para a Marcha das Margaridas, além da socialização dos debates realizados nas federações sobre a regulamentação da paridade no MSTTR. No segundo dia de encontro, serão socializadas as ações já realizadas em preparação para a Marcha das Margaridas.  


 


Fonte: Assessoria de Comunicação CONTAG – Lívia Barreto / Foto: César Ramos