O leite adquirido e distribuído superou o ano de 2016 em 39%

90


O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Leite, executado pelo Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, alcançou, durante o ano de 2017, grandes resultados na pecuária no Estado. O destaque ficou para a distribuição de leite bovino e caprino. 


 


Através do Programa foram distribuídos no Estado do Ceará 9.609.255 litros de leite bovino e 232.478 litros de leite caprino, totalizando 9.841.733 litros de leite adquiridos e distribuídos do Estado. Esse leite beneficiou diretamente 13.168 famílias de 99 municípios com a distribuição gratuita de 1 litro de leite/dia para cada, nos pontos de distribuição do Programa.


 


Além das famílias atendidas, o PAA Leite beneficia também 1.746 entidades socioassistenciais, totalizando 321.677 pessoas atendidas , garantindo alimentação saudável para crianças de escolas de assentamentos e comunidades rurais. 


 


Ao todo são 2.020 produtores de leite (bovino e caprino) da agricultura familiar com a compra do leite produzido e fornecido ao Programa, que paga um preço justo e estável comparado empresas do ramo atuantes no Estado.


 


Mesmo com um ano de chuvas pouco recorrentes e sem um inverno bom, a produção de leite foi 39% superior ao ano de 2016.


 


De acordo com as novas normas do Programa o mínimo 50% do leite adquirido será destinado para o atendimento das unidades recebedoras. O leite distribuído nos pontos é para beneficiar a família sem destinção de categorias, com nas antigas regras: criança, gestantes, idosos e nutrizes. 


 


O Estado do Ceará superou a meta de 50% do atendimento a entidades socioassistenciais com o leite adquirido em todo o Estado. Para dar continuidade ao Programa no Ceará foi feito Aditivo de Prazo ao Convênio 011/2013, prorrogando sua vigência até 30 de junho de 2019, bem como o novo credenciamento para celebrar novos contratos entre a SDA e as empresas e cooperativas prestadoras de serviços ao Programa.


 


 


 


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário