Nordeste fortalece e reafirma o tema da preservação e conservação do Meio Ambiente

91



 


Com o objetivo de capacitar os trabalhadores e trabalhadoras rurais, dirigentes, lideranças sindicais, assessoria e técnicos do Movimento Sindical sobre os temas: recursos hídricos; formulação de políticas exclusivas e de ações estratégicas sobre geração e energias de fontes renováveis; e o fortalecimento das tecnologias focadas nos modelos de produções sustentáveis para a agricultura familiar, como agroecologia, orgânica, biológica, dentre outras; acontece de 19 a 21 de fevereiro de 2018, em Recife-PE, a etapa Nordeste dos Seminários Regionais sobre Recursos Hídricos, Energias Renováveis e Modelos de Produções Sustentáveis para Agricultura Familiar.


 


Na abertura do Seminário, a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmari Malheiros, reafirmou a importância das Secretarias de Meio Ambiente das instâncias do sistema CONTAG, estarem interligadas para fortalecerem a luta pela preservação ambiental. “O nosso desafio perpassa pela multiplicação do tema Meio Ambiente nas bases sindicais, reafirmando através de ações estratégicas, o nosso compromisso com as questões ambientais, pois estamos tratando de uma temática vital para a manutenção do nosso Movimento Sindical e para as nossas vidas”, ressaltou.


 


A secretária aproveitou também para fazer um recorte específico sobre a importância da ÁGUA e para convocar todas e todos para participarem do Fórum Alternativo Mundial da Água FAMA 2018, que acontece em março, em Brasília-DF, com o tema: “ÁGUA É UM DIREITO, NÃO MERCADORIA”.  


Ao todo participam do debate cerca 54 pessoas das Federações do Nordeste, entre agricultores e agricultoras familiares da base, dirigentes e assessoria do Movimento Sindical.


 


Nomes como: Camila Melo, da coordenação do FAMA; Murilo Souza, da Universidade Estadual de Goiás (UEG); e Moema Hosstteaen, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); estão entre os palestrantes do Seminário.


 


A expectativa da CONTAG, através de sua Secretaria de Meio Ambiente, é proporcionar através dos Seminários uma formação sindical, com qualificação e empoderamento político sobre as questões ambientais em espaços locais, estaduais, nacionais e internacionais. 


 


FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes, com informações da Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG


Foto: Léia Oliveira