MSTTR realiza reunião com ministro da educação, Cid Ferreira Gomes

143


Na manhã da terça-feira, 10, o presidente da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, o secretário de Políticas Sociais da entidade, José Wilson Gonçalves, o deputado federal Odorico Monteiro (PT-CE) e respectivas assessorias reuniram-se com o ministro da Educação, Cid Ferreira Gomes, no gabinete ministerial, em Brasília. Os principais pontos da pauta discutida foram a implementação efetiva do Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), o fortalecimento da Secretaria de Educação Continuada de Diversidade e Inclusão do ministério (Secadi/MEC), além da retomada do grupo de trabalho do Pronatec Campo.



PRIMEIROS AVANÇOS – Durante a reunião, Cid Gomes já determinou à Setec/MEC a regulamentação do grupo de trabalho para a construção de uma Política de Formação Técnico-Profissional para o Campo. O grupo de trabalho já havia sido proposto no I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Campo na Rede Federal, realizado em outubro de 2014 com a participação da Contag, Institutos Federais, delegações do MDA e movimentos sociais. Faltava a regulamentação para que o grupo possa começar a trabalhar.


O ministro também solicitou à Secretaria de Educação Superior do MEC (Sesu/MEC) cópia do projeto de conclusão das obras do Centro de Referência em Educação no Campo de Caldas Novas (GO) para conhecimento e posterior encaminhamento para composição do orçamento da pasta. Além disso, Cid Gomes se comprometeu em ouvir quais são as proposições do MSTTR para fortalecer a Secadi/MEC – instância fundamental para o avanço das políticas de educação no campo.

PRAGMATISMO – Para Alberto Broch, esta primeira reunião com o ministro Cid Gomes foi satisfatória, na medida em que o ministro demonstrou preocupação com os temas tratados e ouviu atentamente as reivindicações da Contag. “Nós apresentamos pontos muito concretos e ele se mostrou pragmático”, afirmou.


O secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson, que é cearense e ex-diretor da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), também avaliou positivamente o encontro. “Cid Gomes se comprometeu em instituir o grupo de trabalho que vai apresentar uma proposta de política de formação técnica do campo e reafirmou a continuação da reestruturação do centro de referência em Caldas Novas. Além disso, ele se comprometeu a analisar o relatório sobre a Política Nacional de Educação Infantil do Campo produzido pelo grupo de trabalho institucional com participação dos movimentos sociais”, afirmou o secretário.


 


 


FONTE: Imprensa CONTAG – Lívia Barreto – Foto: João Neto / Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação