Movimento sindical rural perde o grande líder Manoel Santos

115


A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) vem com tristeza informar que o movimento sindical rural brasileiro perdeu neste domingo (19) o grande líder Manoel José dos Santos. Ex-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e atual deputado estadual em Pernambuco, Manoel Santos lutava contra um câncer no esôfago desde 2014 e nas últimas semanas estava internado no hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo, aonde veio a falecer. Casado, ele deixa quatro filhos.


 


Nascido no dia 07 de abril de 1952, na cidade de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, iniciou aos seis anos de idade o trabalho na agricultura familiar ajudando a família em tarefas no roçado. Aos 20, ingressou nos movimentos sociais, entre eles, o sindicalismo rural.


 


No então Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada foi primeiro suplente, tesoureiro e em 1981 eleito presidente do STR municipal. Com o trabalho desempenhado no sindicato, foi eleito Secretário Geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape). Três anos depois foi eleito presidente da entidade. Após o mandato na Federação se tornou presidente da Contag, posto que ocupou entre 1998 e 2009.


 


Manoel Santos foi o primeiro secretário rural da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e dirigente-fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado de Pernambuco. Pelo PT, ele foi reeleito em 2014 deputado estadual com mais de 42 mil votos.


 


A Fetraece e todos e todas que fazem o movimento sindical rural cearense lamentam a perda do companheiro e sabe que o trabalho dele em defesa dos agricultores e agricultoras familiares jamais será esquecido.


 


Movimento Sindical Rural do Ceará