Movimento sindical rural cearense concluiu 6ª Turma Estadual da Enfoc

90



 


A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), por meio da Secretaria de Formação, Organização Sindical e Comunicação, concluiu a 6ª Turma do Curso Estadual de Formação Sindical da Enfoc. O último módulo do curso aconteceu entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, na sede da Federação, em Fortaleza. Ao todo, concluíram a formação cerca de 80 pessoas.


 


Os/as novos/as educadores/as agora integram a rede de formação sindical da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc) e passarão a contribuir de forma mais qualificada com os sindicatos e movimentos sociais nos municípios de cada um/a.


 


Solenidade de Formação


 


A noite de quinta-feira (03/08) foi de muita emoção durante a solenidade de formação e entrega dos certificados. Os/as participantes batizaram a turma com o nome do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A madrinha da turma foi a educadora popular Francisca de Sousa, do município de Tianguá.


 


Participaram da mesa de autoridades o presidente da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro Lima; o vice-presidente e deputado estadual, Moisés Braz; o presidente da CUT-CE, Wil Pereira; a secretária de Formação, Organização Sindical e Comunicação, Lucilene Batista; o coordenador Geral da Contag no Nordeste, José Wilson; a coordenadora de Jovens da Fetraece na Regional Grande Fortaleza, Jaqueline Pinto; e a madrinha da turma, Francisca de Sousa. Estiveram também prestigiando a solenidade outros/as diretores/as da Fetraece, da CUT-CE e de sindicatos.


 


 


Matriz Pedagógica


 


Neste terceiro e último módulo foi trabalhado o eixo temático Desenvolvimento Rural Sustentável. Os/as participantes estudaram as temáticas Estado, Sociedade e Ideologia no primeiro módulo e Vida Sindical – História, Concepção e Prática no segundo. O curso teve por objetivo geral viabilizar a formação de militantes do MSTTR, de modo a aprimorar sua capacidade multiplicadora criativa e potencializadora da ação formativa em suas áreas de atuação.


 


Para que fosse atingido o objetivo geral do curso, foram realizadas oficinas, mesas de debates, trabalhos em grupos, visita em assentamento, entre outras ações, que buscaram despertar e aperfeiçoar o senso crítico dos/as novos/s educadores/as.


 


 


Assessoria de Comunicação da Fetraece


Jornalista Janes P. Souza