Mais de 260 títulos de terra são entregues em Dep. Irapuan Pinheiro

92



 


 


 


Das 1.781 posses e composses a serem cedidas ao município de Deputado Irapuan Pinheiro pelo Programa de Regularização Fundiária do Governo do Ceará, 653 já foram entregues aos agricultores. Nesta segunda-feira (8) em solenidade com a presença do secretário especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco De Assis Diniz, foram concedidos 265 títulos, na segunda etapa de entregas realizada no município do Sertão Central.


 


Executado pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), o programa já havia proporcionado o sonho do “papel da terra” a 388 beneficiários. Agora são quase 40% já realizados pelo IDACE na cidade.


 


O título objetiva proporcionar segurança jurídica aos proprietários de imóveis rurais, além de facilitar o acesso ao crédito rural e à aposentadoria de agricultores e agricultoras familiares, além de outros benefícios.


 


Foi esta motivação que fez com que Durval Lopes de Oliveira, de 68 anos, chegasse cedo ao auditório do Centro de Assistência Social. “Tive muita alegria quando cheguei aqui e vi que tava tudo pronto. Esta documento é importante”, comenta o morador da comunidade da Betânia, acostumado a plantar milho e feijão além de cuidar do gado. Com dois filhos dedicados à agricultura com ele, Durval garante que a vida vai mudar e melhor: “vou deixar pros meus filhos. Estou tranquilo”.


 


Também estavam presentes na solenidade: o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Dep. Irapuan Pinheiro, Francisco Francalino, o prefeito municipal, Claudenilton Pinheiro, a superintendente adjunta do IDACE, Graça Pedrosa, os deputados estaduais Antônio Granja e Leonardo Pinheiro, o presidente da câmara Francisco Rolim (Louro) e o secretário de agricultura municipal, Vanier Silva.


 


Fonte: SDA com edição da comunicação da Fetraece


Foto: Janes P. Souza