Jovens de todas as regiões do Ceará se reúnem no 4º Festival Estadual da Juventude Rural

86



Na terça-feira, 07, teve início o 4º Festival Estadual da Juventude Rural. O evento que é organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) é realizado no Sesc Iparana, em Caucaia-CE, e segue até a sexta-feira, 10. Na tarde do primeiro dia foram realizadas as inscrições e acomodações dos mais de 400 jovens. Durante a noite, ocorreu a abertura oficial do Festival, que tem como tema juventude rural cearense na luta por desenvolvimento sustentável com sucessão rural.


 


A mesa de abertura do 4º Festival foi composta por Luiz Carlos Ribeiro Lima (Presidente da Fetraece), Diassis Teixeira (Secretário de Jovens da Federação), Rosângela Moura (Secretária de Mulheres da Fetraece), Moisés Braz (Deputado Estadual pelo PT e vice-presidente licenciado da Fetraece), Maria José Morais (Secretária de Jovens da Contag), Will Pereira (Presidente da CUT-CE), Adriele de Sousa (Secretária de Jovens da CUT-CE), Eduardo Queiroz (Coordenador Técnico do Senar), Glaydson Mota (Representante do deputado federal José Guimarães), Túlio Tarso (representante da rede de ATER), Joana Almeida (Coordenadora da Contag na Regional Nordeste), Paulo Henrique (representante do MST), Enedina Silva (Presidente da Fetamce), Romário Luz (representante da juventude do PT) e Raimundo Nonato (Presidente do Sindicato de Caucaia).


 


“Este espaço é o espaço que se encontra a juventude rural cearense com todos os seus sonhos, desafios, perspectivas e anseios. Aqui, nestes dias serão debatidas políticas públicas existentes e pensadas propostas de novas ações. A juventude não é o futuro, é o presente!” destaca Luiz Carlos Ribeiro de Lima, presidente da Fetraece.



Com o foco principal na sucessão rural, o 4º Festival Estadual da Juventude vai ter diversos espaços para debates sobre o como manter a juventude no campo, para isso, serão realizados painéis temáticos, mesas redondas e oficinas.


 


Para manter políticas públicas já conquistadas e conseguir novas, é preciso dizer não a retirada de direitos. “O festival é um momento importante de fortalecimento da luta da juventude rural, mais ainda pelo momento delicado que o Brasil passa. A juventude é fundamental na busca de não permitir retrocesso, é necessário ir às ruas e defender a democracia”. Afirma Maria José Morais, secretária de Jovens da Contag.


 


Para finalizar o primeiro dia, o secretário de Jovens da Fetraece, Diassis Teixeira, responsável pela pasta que coordena a realização do Festival, agradeceu a presença de todas as autoridades, dos/as jovens, além do apoio dos sindicatos e coordenações regionais. “Foram muitas mãos na construção de um evento do tamanho do 4º Festival, por isso, jovens, vocês têm a missão de representar a toda a juventude rural cearense, então sejam bem-vindos e vamos se dedicar nestes dias para a realização de debates ricos”, pontuou Diassis Teixeira.  


 


Confira galeria de fotos da abertura do evento na nossa fanpage. Acesse pelo link: https://www.facebook.com/fetraece/photos/?tab=album&album_id=818635381569851


 


 


Assessoria de Comunicação da Fetraece


Fotos e Textos – Jornalista Janes P. Souza