FORMAÇÃO DE BASE – Fetraece inicia terceiro módulo de turmas regionais da ENFOC

97


Qualificar a base sindical, formar cidadãos críticos e fazer com que as pessoas possam se ver como autores da própria história, são alguns dos objetivos da Secretaria de Formação, Organização Sindical e Comunicação da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece). Indo neste encontro, teve início na tarde desta segunda-feira (19), na sede da entidade, em Fortaleza, o terceiro módulo das turmas regionais da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc) de Crateús, Itapipoca e Sobral. O curso segue até sexta-feira (23)


 


Os 86 educandos e educandas que formam as três turmas regionais que estão sendo trabalhadas, foram recepcionados/as pelos diretores da Fetraece: Luiz Carlos Ribeiro Lima (presidente), Lucilene Batista (Secretária de Formação, Organização Sindical e Comunicação – pasta responsável pelo desenvolvimento do curso), Erivanda França (Sec. Geral), Rosangela Moura (Sec. Mulheres), Sueli Paz Pinheiro (Sec. Assalariados/as Rurais) e Raimundo Martins (Sec. Finanças), além do secretário de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE), Emanuel Lima.


 


Um novo passo, um novo desafio


 


Neste que é o último módulo, a Federação reúne as três turmas da Enfoc que eram realizadas atualmente no Ceará nas regionais da Fetraece em Crateús, Itapipoca e Sobral. O formato de reunir as turmas é algo novo e tem um objetivo pedagógico.


 


A experiência formativa vivenciada pela Fetraece nas suas regionais/pólos em 2013/2014 trouxeram várias aprendizagens e revelações. Entre elas, a que seria importante possibilitar um intercambio para troca de experiências entre os futuros educadores e educadoras na segunda edição do Projeto Raízes – Cidadania e Emancipação dos Sujeitos do Campo.


 


Ao final desta semana, os educandos e educandas se tornaram educadores e educadoras populares da Enfoc.


 


 


Confira álbum de fotos clicando aqui.


 


Assessoria de Comunicação


Foto e texto: Jornalista Janes P. Souza