Fetraece se reúne com governador Camilo Santana

116


Uma comissão formada por diretores e coordenadores regionais da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), liderada pelo presidente da Entidade, Luiz Carlos Ribeiro Lima, esteve reunida no final da tarde de terça-feira, 10, com o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana. A reunião ocorreu na sede do governo cearense, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e contou também com a participação do deputado estadual Moisés Braz.


O encontro que foi o primeiro após Camilo Santana assumir o principal cargo do executivo cearense teve como objetivo discutir pontos da carta de posicionamento da Fetraece diante prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontando que o Ceará passará pelo quarto ano de seca e de pontos da carta de compromisso assinada por Camilo quando estava na campanha eleitoral.


O Governador se comprometeu em encaminhar para a Assembleia Legislativa as propostas de leis estaduais: Assistência Técnica Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária; a Agroindustrialização da Produção Agropecuária Familiar e a Política de Fomento ao Cooperativismo. Ele também assegurou a instalação dos poços já perfurados; a perfuração e instalação de novos poços artesanais a partir de demanda da Fetraece, mas destacou que irá priorizar os que tiverem como foco o abastecimento de água para consumo humano; implementação do Programa Irrigação na Minha Propriedade para 800 famílias; utilização das áres rurais pertencentes ao Patrimônio Fundiário do Estado situadas acima da área de preservação permanente nos açudes Riachão e Gavião por meio das famílias que moram nas comunidades da região. Além de garantir o apoio na VIII Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf), XIII Feira Regional de Crateús, XV Expoaf (no Cariri) e III Feira Regional de Sobral.


“Foi um encontro inicial com o governador onde foi exposto a situação preocupante que passa o estado, ainda mais após previsão da Funceme que indica grande probabilidade de passarmos pelo quarto ano seguido de seca. O governador se mostrou aberto ao diálogo, vai sentar com o secretariado das pastas diretamente ligadas a convivência com a estiagem e em seguida marcar uma nova audiência para discutirmos a continuidade das ações para melhorar a vida dos homens e mulheres do campo”, destaca o presidente da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro Lima.  


 


 


 


Assessoria de Comunicação da Fetraece – Janes P. Souza