Fetraece realiza solenidade de conclusão da 4ª turma estadual da Enfoc

134


Em uma noite recheada de homenagens, emoções e compromissos assumidos, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares no Estado do Ceará (Fetraece) realizou nesta quinta-feira, 27, em Fortaleza, na sede da entidade, a solenidade de formatura de 60 educadores e educadoras do movimento sindical rural. Os formandos passaram por três módulos do curso que pertence ao Projeto Raízes – Cidadania e Emancipação dos Sujeitos do Campo, colocado em prática por meio da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc). O evento contou com a presença de diversas lideranças sindicais, entre elas, diretores de sindicatos dos municípios que os educadores fazem parte, secretários da Fetraece e dirigentes de instituições com atuação nacional.


A mesa de honra foi composta pelo presidente da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro de Lima, o vice-presidente da Fetraece e deputado estadual eleito, Moisés Braz, o secretário de Formação e Organização Sindical da Contag, Juraci Moreira, a presidente da CUT-CE, Joana Almeida, a vice-presidente da CUT Nacional, Carmem Foro, a assessora da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Raimunda Celestina de Mascena (que deu nome à turma) e a secretária de Formação, Organização Sindical e Comunicação da Fetraece, Lucilene Batista (Madrinha da turma).


Luiz Carlos Ribeiro abriu a solenidade parabenizando os educandos e educandas que a partir daquele momento se tornavam educadores e educadoras da Enfoc. O presidente da Fetraece também destacou que eles agora tinham a missão de levar o conhecimento adquirido no decorrer das aulas para as comunidades, fortalecendo ainda mais a luta. Em seguida, Juraci Moreira reforçou o compromisso que os formandos têm com a base.


O vice-presidente da Fetraece, Moisés Braz apontou que é mais uma etapa vencida e que eles devem servir de exemplo. “Cada um e cada uma de vocês devem incentivar e ajudar a formar os que ainda não tiveram oportunidades como essa”, relata o deputado eleito. Moisés foi complementado pela presidente da CUT-CE que relatou já ter passado pela Enfoc. “É uma experiência única e que irão levar para a vida toda, assim como eu tenho levado”, enfatiza Joana Almeida


Assessora da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Raimunda Celestina de Mascena, agradeceu profundamente os alunos por terem nomeado a turma com o nome dela e destacou que homenagem em vida encoraja a continuar cada vez mais forte na luta, “pois nos dá fogo no coração e alegria na alma”, finaliza.


Já Calmem Foro destacou o grande trabalho que a Escola Nacional de Formação da Contag tem feito no fortalecimento do debate de base. “Ações assim nos dá certeza de que estamos construindo o presente e preparando o futuro”, relata a vice-presidente da CUT Nacional.


A secretária de Formação, Organização Sindical e Comunicação, Lucilene Batista, pasta responsável diretamente pelo curso da Enfoc no Ceará, finalizou as falas da noite destacando o empenho de cada novo educador e educadora sindical na busca por conhecimento e na atuação como mobilizadores políticos/sociais. “Neste ano de 2014 tivemos diversos desafios e o movimento sindical rural com muita união e trabalho sério conseguiu sair vitorioso. Sei da dedicação de cada um na busca de uma base forte e unida. Eleger o primeiro agricultor familiar com DAP para a Assembleia Legislativa do Ceará, que é o companheiro Moisés, assim como as vitórias de Camilo para Governador e Dilma para Presidente, mostraram nossa força de mobilização”, afirma Lucilene Batista.


Após os pronunciamentos dos componentes da mesa, os educandos e educandas entregaram quatro placas em homenagens a pessoas com destaque na luta sindical: Anísia Gomes (assessora da Fetraece), Juraci Moreira (secretário da Contag), Antônio Soares (conhecido por Bandeira – coordenador da Regional da Fetraece Itapipoca) e Raimunda Celestina (assessora da Presidência da República). Posteriormente, foram entregues os certificados aos agora formados educadores e educadoras da quarta turma estadual da Enfoc.


 


Confira galeria de fotos da formatura clicando aqui!


 


 


Assessoria de Comunicação da Fetraece – Jornalista Janes P. Souza / Fotos Marcel Bezerra