Fetraece realiza seminário de Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural (SisAter)

94


Mobilizar, reanimar e possivelmente ampliar a rede que forma o Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural (SisAter) em cada estado. Esse é o principal objetivo das Jornadas Estaduais para Rearticulação do SisAter que a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) começa a promover neste mês de setembro, com previsão para outros 14 encontros em outros estados brasileiros até junho de 2016. O primeiro é coordenado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) na terça-feira (8) e quarta-feira (9) no estado do Ceará. As jornadas são resultado de parceria com o Senar.


 


 


O encontro está sendo realizado na sede da Fetraece e conta com a participação das organizações que fazem parte da rede do SisAter no Estado. Entre os temas que serão abordados estão a reorganização da rede, as condições de crédito do Pronaf Produto Orientado (PPO) e também conversas com bancos da região nordeste sobre operacionalização do crédito e de dívidas dos produtores.


 


 


A abertura do evento foi realizada pela presidente da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro Lima, do secretário de Política Agrícola, José Francisco de Almeida Carneiro, e a secretária Geral da Federação, Erivanda França. 


 


 


O assessor de Política Agrícola da CONTAG Ronaldo Ramos aponta que a jornada será importante para a discussão sobre apoio e captação de recursos para o SisAter, além das demandas e novas ações para o futuro do sistema. “Além disso, também conversaremos sobre a sustentabilidade financeira da rede e a possibilidade da criação de um fundo feito pelas próprias organizações para apoiar as reuniões da rede”, explica Ramos.


 


 


 


Fonte: Jornalista Lívia Barreto


Edição: Jornalista Janes P. Souza


Foto: Ronaldo Ramos