Fetraece realiza II Módulo do Curso Estadual de Formação Política para Mulheres

99


A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) realizou entre a segunda-feira (02) e sexta-feira (06), em Fortaleza, o II Módulo do Curso Estadual de Formação Política para Mulheres. O evento tem por objetivo geral viabilizar a formação para as mulheres agricultoras familiares, com o intuito de emponderá-las nos espaços de militância política, sindical e comunitária, como também, aprimorar sua capacidade multiplicadora e criativa para a ação formativa.  O encontro reúne 85 mulheres agricultoras familiares de todas as regiões do Estado do Ceará.


 


O curso foi pensado pelas secretarias de Mulheres e Formação da Fetraece, além de contar com a valorosa contribuição da rede de educadoras/es da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc).


 


A secretária de Formação, Organização Sindical e Comunicação da Federação, Lucilene Batista, destacou que a formação é um instrumento importante para qualificação sindical no campo, possibilitando as mulheres serem mais críticas e cientes dos direitos e da importância que têm na sociedade.


 


De acordo com a secretária de Mulheres, Rosangela Moura, o curso tem por objetivos específicos “Resgatar a história do MSTTR com ênfase na participação e colaboração política das mulheres; Socializar os referenciais teóricos, políticos e ideológicos que fundamentam e alimentam os ideais da educação popular; Fortalecer rede de educadores/as, criar, ampliar e dinamizar os Grupos de Estudos Sindicais e demais processos de formação na base; e Promover o debate sobre as relações sociais de gênero ao longo da história da humanidade”.


 


 


Assessoria de Comunicação da Fetraece


Fotos e texto: Jornalista Janes P. Souza