Fetraece realiza Encontro Estadual de Reforma Agrária

105



 


A Reforma Agrária sempre esteve entre as principais pautas do movimento sindical rural. Na busca do fortalecimento da luta pelo acesso à terra, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) iniciou na quinta-feira (17) e segue nesta sexta-feira (18), na sede da Federação em Fortaleza, o Encontro Estadual de Reforma Agrária, que reúne 150 participantes entre assentados/as e acampados/as. O evento é realizado em parceria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).


 


O encontro tem objetivo de identificar demandas dos acampados/as e assentados/as da reforma agrária com a participação direta da Fetraece e dos Sindicatos. Assim como também dialogar sobre os desafios para a implementação da Politica Nacional de Reforma Agrária no que se refere a obtenção de terras e da consolidação das políticas referente a crédito, financiamento, infraestrutura e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).



 


Ainda faz parte da pauta de discussão, novos normativos para a Reforma Agrária e o Plano Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), a conjuntura política do Brasil para a reforma agrária, eleições deste ano, emancipação dos assentamentos e o plano sustentar.


 


Para a Secretária de Política Agrária da Fetraece, Rosangela Moura, é um momento importante para ouvir as demandas dos acampados/as e assentados/as e “traçar novos rumos e manter viva a luta pela Reforma Agrária, além de usar as demandas levantadas para intermediar um processo de pressão e negociação buscando fortalecer a organização sindical e as articulações das forças entre as organizações do campo e da cidade”.


 


1º Dia


 


Foi dedicado para as demandas e diálogos com os acampados/as.  Participaram da abertura, o presidente da Fetraece, Raimundo Martins; que realizou uma análise de conjuntura do momento atual; Rosângela Moura (Sec. de Política Agrária); Elias Borges (Sec. de Política Agrária da Contag); Luiz Carlos Ribeiro (Sec. de Finanças da Fetraece); Cícera Vieira (Sec. de Mulheres); Navegantes Reis (Sec. de Políticas Sociais); Milena Camelo (Sec. Jovens); Erivanda França (Sec. de Formação); José Francisco de Almeida (Sec. de Política Agrícola); José Wilson Gonçalves (Coordenador da Contag no Nordeste) e representando o INCRA, Luiz Alcântara.


 


2º Dia


 


É dedicado aos trabalhos com os assentados/as. A mesa de abertura e debate do segundo dia foi composta por: Rosângela Moura; Elias Borges (Sec. de Política Agrária da Contag); Marcos Cals (Superintendente do Incra); Eliel Saraiva (Diretor de Desenvolvimento do Incra); e Wanderley Magalhães (Assessor do deputado estadual Moisés Braz).


 


Clique aqui para acessar galeria de fotos.


 


Fonte: Comunicação da Fetraece – Jornalista Janes P. Souza – com informações da Secretária de Política Agrária da Fetraece


Foto: Marcos Felipe