Fetraece realiza assembleias, entrega de bibliotecas e lançamento da Marcha das Margaridas 2015

161


A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares no Estado do Ceará (Fetraece) reuniu na nesta sexta-feira, 19 de dezembro, pela última vez neste ano de 2014 o movimento sindical rural. Em um evento realizado na sede da entidade em Fortaleza, ocorreram assembleias de Previsão Orçamentária para 2015, Alteração e Aprovação do Regimento Interno e Eleição da Comissão de Ética, além da entrega de minibibliotecas doadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e dos lançamentos: Marcha das Margaridas 2015 e revista Fetraece.  


O evento contou com a participação de mais de 200 lideranças sindicais rurais do Ceará, sendo 64% mulheres, e com a presença de toda a direção da Fetraece. O presidente, Luiz Carlos Ribeiro Lima, o vice-presidente e deputado eleito, Moisés Braz, a secretária Geral, Erivanda França, o secretário de Finanças, Raimundo Martins, a secretária de Formação, Organização Sindical e Comunicação, Lucilene Batista, a secretária de Mulheres, Rosangela Moura, a secretária de Assalariados e Assalariadas Rurais, Sueli Paz, a secretária de Políticas Sociais, Cicera Vieira, o secretário de Política Agrícola, José Francisco de Almeida Carneiro, o secretário de Jovens, Francisco de Assis Sousa e o secretária de Política Agrária e Meio Ambiente José Ferreira.


Diversas autoridades que têm histórico de luta junto aos agricultores e as agricultoras familiares cearenses estiveram presentes, como a presidente da CUT-Ceará, Joana de Almeida, o deputado federal e vice-presidente nacional do PT, José Guimarães, o deputado federal eleito, Odorico Monteiro, o secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson Gonçalves, o presidente do PT-Ceará, De Assis Diniz, o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Antônio Amorim, e o representante do senador Pimentel (PT), Vaumik Ribeiro.


Após a saudação do presidente da Fetraece e discursos das autoridades, entre elas, Moisés Braz, que reforçou o compromisso com a categoria. “A partir de 1º de janeiro de 2015 serei deputado estadual, mas não vou deixar de ser o vice-presidente da Fetraece e agricultor familiar que vocês conhecem de tantos anos de lutas. O mandato não é só meu, é de vocês também!”, pontuou Moisés. Foi realizada de forma simbólica a entrega das minibibliotecas doadas pela Embrapa. Os sindicatos de Jardim e Quiterianópolis representaram todos os 47 sindicatos contemplados com a minibiblioteca.


Em seguida, ocorreu o lançamento da primeira edição da revista da Fetraece, que chega como mais uma ferramenta de comunicação para divulgar as ações realizadas pela Federação, sindicatos e pelos/as agricultores/as familiares cearenses.


Após lançar a publicação oficialmente, ocorreu um dos momentos mais esperado do encontro, o lançamento estadual da Marcha das Margaridas 2015. Como uma mística que buscou chamar a atenção dos presentes da luta constantes das guerreiras que não param de marchar na busca de melhorias para as mulheres, a secretária de Mulheres da Fetraece, Rosangela Moura, junto com as demais diretoras da Federação, Lucilene Batista, Cicera Vieira, Sueli Paz e Erivanda França, além das coordenadoras regionais de mulheres, abordaram sobre a quinta edição da Marcha das Margaridas, que ocorre em 2015.


A marcha é a Principal ação das mulheres trabalhadoras rurais na América Latina e no decorrer dos próximos meses nos estados brasileiros irão ocorrer mobilizações que serão finalizadas com um grande ato em Brasília nos dias 11 e 12 de agosto do próximo ano. “Vamos buscar colocar 100 mil mulheres de todo o País em Brasília”, apontou Rosangela Moura.


Nesta campanha de 2015 será trabalhado o tema Margaridas Seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade.


Por final, foram realizadas as três assembleias previstas. Primeiro, a Previsão Orçamentária 2015, aprovada pela plenária. Então foi a vez do Regimento Interno, também aprovado. Para finalizar, ocorreu a eleição da nova Comissão de Ética da Fetraece.


 


 


 


Assessoria de Comunicação da Fetraece – Jornalista Janes P. Souza