Fetraece realiza 8º Congresso Estadual de Trabalhadores Rurais Agricultores/as Familiares

5



A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) realiza entre os dias 21 e 24 de novembro de 2017, em Beberibe-CE, o 8º Congresso Estadual de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (8º CETTR). O Congresso é a principal ação deliberativa do movimento sindical cearense e as decisões tomadas nela vão guiar a Federação e os Sindicatos filiados pelos próximos anos. É no CETTR que também ocorre a eleição da nova diretoria da Fetraece.


 


Estão inscritos para o 8º Congresso 730 delegados/as eleitos em assembleias pelos sindicatos filiados. Cabe aos/as delegados/as debater as propostas que constam no texto base, analisar a conjuntura política e sindical.


 


Paridade


 


Com o objetivo de ampliar a participação das mulheres no movimento sindical cearense, foi decidido no 7º CETTR realizado em 2013, que as ações sindicais deveriam garantir paridade, ou seja, 50% de mulheres e 50% de homens. Desde então, tem sido implementada a decisão congressual nas assembleias e plenárias realizadas pela Fetraece. Neste 8º CETTR, tanto terá paridade no número de participantes, quanto na chapa inscrita.


 


Programação


 


O Congresso vai ter início no dia 21, às 14 horas, com a apresentação da chapa inscrita e que busca a eleição para o quadriênio 2018/2021. Em seguida, o cientista político e sociólogo, Emir Sader, realizará uma Análise da Conjuntura Política atual no Brasil. Após a explanação dele, será aberto um debate com o plenário, que vai contar também com a participação do Presidente Nacional da CUT, Vagner Freitas; do presidente da Contag, Aristides Veras; presidente da CUT-CE, Wil Pereira; deputado federal, José Guimarães; e o deputado estadual e vice-presidente da Fetraece, Moisés Braz. Os debates serão coordenados pelo atual presidente da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro Lima, e a secretária de Mulheres da Fetraece, Rosângela Moura.


 


Após os debates, ocorrerá a abertura oficial do CETTR com a presença de entidades parceiras, militantes e autoridades. Após a solenidade, terá um coquetel de lançamento do livro “O Brasil que queremos”, de autoria do cientista político Emir Sader.


 


Na quarta-feira (22), vão ocorrer os painéis temáticos: Sindicalismo Rural e a Política para uma Nova Sociabilidade; Experiência e Desafios da Democracia Brasileira; Desenvolvimento do Campo e o Futuro da Agricultura Familiar; e o Desenvolvimento do Campo e as Novas Matrizes Energéticas.


 


Na manhã da quinta-feira (23), os/as delegados/as inscritos debaterão o texto base do Congresso nas seguintes comissões temáticas: Política Agrária e Meio Ambiente; Política Agrícola; Políticas Sociais e Terceira Idade; Formação, Organização Sindical e Comunicação; Organização das Mulheres; e Juventude Rural. O Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e o Sindicalismo, serão abordados em todos os grupos. Os resultados dos debates serão apresentados para ao plenário na quinta-feira. Já na sexta-feira (24), ocorre a eleição da nova diretoria e conselho fiscal da Fetraece.


 


Chapa inscrita


 


Uma chapa denominada de Chapa Francisca Maria de Vasconcelos Carvalho (em homenagem a agricultora e sindicalista do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Ipueiras, vítima de um acidente automobilístico em 2017 ao retornar da Plenária Regional de Estudos do Documento Base do 8º CETTR em Crateús), solicitou registro de candidatura no período determinado para inscrições, que foi entre os dias 25 e 31 de outubro de 2017.


 


A Chapa Francisca Maria de Vasconcelos Carvalho é composta por:


 


Diretoria executiva titular


 


Raimundo Martins Pereira (Presidente)


Moisés Braz Ricardo (Vice-presidente)


Francisco De Assis Teixeira Sousa (Secretário Geral)


Luiz Carlos Ribeiro de Lima (Secretário de Finanças)


José Francisco de Almeida Carneiro (Secretário de Política Agrícola)


Rosângela Ferreira Moura (Secretária de Política Agrária e Meio Ambiente)


Maria dos Navegantes dos Reis Silva (Secretária de Políticas Sociais)


Maria Erivanda França de Oliveira (Secretária de Formação, Organização Sindical e Comunicação)


Cícera Vieira da Costa (Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultora Familiar)


Milena Magalhães Camelo (Secretária de Jovens Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares)


 


 


Suplentes da Diretoria Executiva


 


Maria Andreia da Silva Rodrigues (1ª suplente)


Maria Conceição Silva Freitas (2ª suplente)


Maria Edite Pimtombeira Pessoa (3ª suplente)


Rosângela Alves da Silva (4ª suplente)


José Wilson de Sousa Gonçalves (5º suplente)


Cícero Antônio de Sousa (6º suplente)


Francisco Acácio do Nascimento (7º suplente)


Lucas Mendes de Brito (8º suplente)


 


Conselho Fiscal titular


 


Francisco José Alves


Wilton Magno Viana Pinheiro


Antônia Maria Monteiro de Sousa


 


 Conselho Fiscal Suplente


 


Lucilene Batista de Lima


Paula Maciano de Souza


Silas Chaves Lima


 


Para ter acesso a programação detalhada do Congresso Estadual de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (8º CETTR), basta clicar aqui.