Fetraece realiza 1º Seminário Estadual sobre Energias Renováveis

82


 



 


As secretarias de Política Agrária e de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) realizam o 1º Seminário Estadual sobre Energias Renováveis no movimento sindical rural cearense. O evento que teve início na terça-feira (08) e segue até a quinta-feira (10), na sede da Fetraece, em Fortaleza, conta com a participação de aproximadamente 100 pessoas.


 


“Esse seminário é um momento de diálogo para podermos conhecer mais dessas tecnologias. O evento vai contar com palestrantes de Universidades, de empresas que operam tecnologias de energia eólica e solar, de representantes de institutos… vamos buscar conhecer os pontos positivos e os negativos. Com certeza vai ter debates riquíssimos”, afirma José Francisco de Almeida Carneiro, secretário de Política Agrícola da Fetraece.


 


No primeiro dia foi trabalhado os painéis: produção e uso de energia solar pela agricultura familiar – perspectivas e desafios; energia solar na agricultura familiar; Programa AgroAmigo Sol; e análise da resolução normativa Aneel Nº 482/2012. Já na quarta-feira (09), tem sido trabalhado os painéis: energia eólica – caminhos para uma gestão participativa dos recursos energéticos no Ceará e no Nordeste do Brasil, com apropriação de resultados pelas comunidades tradicionais; e o avanço dos parques eólicos no Ceará na visão do Instituto Terramar.


 


No último dia vão ocorrer os painéis: licenciamento ambiental de parques eólicos no Ceará; negociação de projetos de compensação de impactos entre assentamentos da Reforma Agrária; e testemunho de assentamentos de Reforma Agrária do Estado do Rio Grande do Norte.


 


Participam como público do evento, diretores/as da Fetraece, diretores/as de sindicatos rurais; agricultores familiares, representantes de assentamentos, representantes de entidades sociais, entre outras pessoas.


 


Assessoria de Comunicação da Fetraece