Fetraece participa de seminário de atualização do PADRSS

99


 


Na última semana, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, a Contag realizou em Recife-PE, o Seminário Regional Nordeste do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). Ao todo contribuíram com o debate 78 participantes da região. A Fetraece foi representada no encontro por Diassis Teixeira (Sec. Geral), José Francisco de Almeida (Sec. de Política Agrícola), Cícera Vieira (Sec. de Mulheres), Navegantes dos Reis (Sec. de Políticas Sociais), Iris Cruz (Coordenadora da Fetraece na Região Vale do Curu e Baixo Acaraú), Erinaldo Lima (Coordenador da Fetraece na Região Norte), Vicente Júnior (Assessor de Política Agrícola) e Rosa Martiniano (Assessora de Formação).


 


A atualização do PADRSS é uma deliberação congressual e desdobramento do Plano Estratégico da CONTAG 2017- 2021, pois o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) passa por uma reorganização em sua estrutura sindical, a partir do processo de dissociação que levou à criação de dois sistemas específicos de representação dos agricultores(as) familiares, tem à frente a CONTAG; e dos assalariados(as) rurais, tendo à frente a Confederação Nacional dos Assalariados(as) Rurais (CONTAR).


 


“A partir deste apontamento do 12º Congresso da CONTAG, estamos fazendo um processo de escuta em todo o Brasil para elaborarmos um conceito de agricultura familiar e definirmos a abrangência dos sujeitos políticos a serem representados pelo Sistema CONTAG, nos próximos 50 anos”, lembrou o presidente da Confederação, Aristides Santos. 


 


O PADRSS é o projeto político do MSTTR para o desenvolvimento do campo, da floresta e das águas, cujos pilares estruturadores são a realização da reforma agrária ampla e massiva e o fortalecimento e valorização da agricultura familiar, com o objetivo estratégico e central de promover soberania alimentar e condições de vida e trabalho com justiça e dignidade.