Fetraece finaliza jornada dos Festivais Regionais da Juventude Rural

90



 


A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), através da Secretaria de Jovens Rurais, finalizou neste mês de fevereiro o itinerário dos Festivais Regionais da Juventude Rural. O último a ser realizado foi o da Região Centro Sul/Vale do Salgado, que aconteceu nos dias 18 e 19 de fevereiro, em Iguatu. Mas já tinham acontecidos os festivais em Inhamúns/Crateús, Vale do Curu/Baixo Acaraú, Cariri, Vale do Jaguaribe, Grande Fortaleza e Norte. Os encontros reuniram aproximadamente 700 jovens e tiveram como tema a frase do revolucionário Che Guevara: “Lutam melhor os que têm belos sonhos.”


 


Os Festivais Regionais da Juventude foram uma estratégia positiva para a mobilização, formação e animação dos/das jovens cearenses rumo ao Festival Nacional, que vai ocorrer em Brasília-DF, entre os dias 05 e 07 de maio de 2020.


 


“Um dos aspectos que chamou muita atenção durante os sete festivais, foram os compartilhamentos de experiências desenvolvidas pelos e pelas jovens nas comunidades. Nos emocionamos com as dores, alegrias e conquistas apresentadas”, relata a secretária de Jovens da Fetraece, Milena Camelo.


 


Além do compartilhamento de experiências, os festivais deram ênfase a Década da Agricultura Familiar da ONU e contam com debates, palestras, oficinas, atividades esportivas e culturais.


 


“Encerramos a jornada dos festivais regionais com a certeza de que a hora é agora, e portanto, os sindicatos são um espaço onde a juventude deve estar presente, lutando e conquistando.” Finaliza Milena Camelo.


 



 


Festival Regional Inhamúns/Crateús


30 e 31 de outubro 2019



 


Festival Regional Vale do Curu/Baixo Acaraú


07 e 08 de novembro de 2019



 


Festival Regional do Cariri


20 e 21 de novembro de 2019



 


Festival Regional do Vale Jaguaribe


16 e 17 de janeiro de 2020



 


Festival Regional da Grande Fortaleza


30 e 31 de janeiro de 2020



 


Festival Regional Norte


13 e 14 de fevereiro de 2020



 


Festival Regional Centro Sul/Vale do Salgado


18 e 19 de fevereiro de 2020



 


 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetraece – Jornalista Janes P. Souza


Fotos: Janes P. Souza e Marcos Felipe