Fetraece e Contag iniciam jornada de oficinas de base no Ceará

120



Por meio de parceria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e sindicatos filiados, teve início na segunda-feira, 23, no Crato, e segue até quarta-feira, 25, a Oficina de Base: planejando ações para o desenvolvimento rural sustentável e solidário com aproximadamente 80 representantes sindicais das regiões do Cariri e Centro Sul/Vale do Salgado. Esta é a primeira de cinco oficinas para que seja possível atender todo o Ceará. Os encontros contam com o apoio do Senar.


 


A mesa de abertura foi composta por Alberto Broch (vice-presidente da Contag), Luiz Carlos Ribeiro (Sec. de Finanças da Fetraece), Cícera Vieira (Sec. de Mulheres da Fetraece) e as coordenações das duas regiões (Conceição Perulino, Franci de Oliveira, Joathan Magalhães e José Flávio Rodrigues).


 


“As oficinas serão espaços magníficos que vão nos permitir conhecer mais detalhadamente nossa base, traçar um mapeamento detalhado com as potencialidades e desafios para que possamos avançar cada vez mais no fortalecimento do movimento sindical e na defesa de uma melhor qualidade de vida para os agricultores e agricultoras familiares”, afirmou o secretário de Finanças da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro de Lima.



O vice-presidente da Contag, Alberto Broch, destaca que as oficinas são definições do Planejamento Estratégico da Contag e significam um importante momento de ida da Confederação as regionais. “Diferente de outros encontros, nestas oficinas a Contag e as federações não estão trazendo um pacote de coisas, mas sim, realizar uma escuta da base. Esta escuta vai nos possibilitar fortalecer o Sistema Contag”, pontua Bloch.


 


Objetivos


 


A matriz pedagógica das Oficinas de Base destaca que os encontros têm como objetivo geral construir compromissos comuns que fortaleçam a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo Contag. Além dos objetivos específicos: ampliar a compreensão do papel da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável e para a manutenção e conquista de direitos no meio rural; fortalecer a ação e prática sindical de base; fortalecer o protagonismo das lideranças e dirigentes sindicais; mapear informações sobre a organização e organicidade sindical para fins de planejamento e ação do Sistema Confederativo Contag; potencializar as boas experiências de ação e prática sindical e; definir ações para fortalecer a unidade e o sentimento de pertencimento ao Sistema Confederativo Contag.


 


Datas das Oficinas de Base no Ceará


 


Regiões do Cariri e Centro Sul/Vale do Salgado


Local: Crato


Data: 23 a 25 de setembro


 


Região Inhamuns/Crateús


Local: Tauá


Data: 26 a 28 de setembro


 


Regiões Grande Fortaleza e Vale Jaguaribe


Local: Maranguape


Data: 1 a 3 de outubro


 


Região Norte


Local: Meruoca


Data: 14 a 16 de outubro


 


Região Vale do Curu e Baixo Acaraú


Local: Itapipoca


Data: 17 a 19 de outubro


 


Confira álbum de fotos na página da Fetraece no Facebook clicando aqui


 


 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetraece


Foto e texto: Janes P. Souza